Secretário Executivo de Turismo da Paraíba cumpre agenda no Distrito de Forte Velho, Santa Rita, na quinta (16)

0
375
Visita técnica a Forte Velho. Na foto: Alexando Chagas (Coordenador de Turismo / Santa Rita), Emersom Panta, (Prefeito de Santa Rita), Ivan Burity (Secretário Executivo do Turismo da Paraíba), Valdecir (Sub-secretário da Secdtur/Santa Rita) e Wendel (Secretário da Secdtur) - Imagem: O Concierge

O Secretário Executivo de Turismo do Estado da Paraíba, Ivan Burity, cumpriu agenda na última quinta-feira (16), no Distrito de Forte Velho, em Santa Rita.

Com o objetivo de diagnosticar os pontos turísticos de Forte Velho e as demandas para dar continuidade ao projeto Trilhas dos Potiguaras, o Secretario executivo do turismo, Ivan Burity, e sua equipe técnica visitaram na ultima quinta – feira (16), a Ribeira em Forte Velho e demais comunidades, onde foram recebidos pelo Prefeito Emerson Panta e equipe da Secretaria de Turismo e Cultura.

Na visita, o secretário Ivan Burity destacou a importância do cumprimento da Agenda, “eu considero essa reunião um passo importante na consolidação do projeto que deve contar com a parceria das prefeituras que integram toda a rota das Trilhas dos Potiguaras”, declarou.

O secretario também deu destaque à ligação asfáltica entre Forte Velho e a BR 101, feita pelo governo do Estado, como fundamental para o acesso à Trilha dos Potiguaras. Enfatizou ainda a importância do desenvolvimento de uma estratégia de ação no sentido de melhor qualificação dos portões de entrada náuticos, ou seja, a reforma do pier de Forte Velho, e também a construção de um novo pier na Ribeira. “Esta é uma antiga reivindicação da comunidade”.

Mirante do Atalaia, Forte Velho - PB - Imagem:Divulgação
Mirante do Atalaia, Forte Velho – PB – Imagem:Divulgação

Além disso, Ivan classificou como importantíssima a proteção do Mirante do Atalaia, “o monumento que foi erguido em 1584, em forma de torre quadrangular, em alvenaria de arenito ferruginoso, que era de onde se podia vigiar navios dos invasores; este também precisa ser protegido, cuidado e ter seu acesso melhorado”, concluiu.

Emerson Panta (Prefeito de Santa Rita - PB) e Ivan Burity (Secretário Executivo do Turismo da Paraíba) - Imagem: O Concierge
Emerson Panta (Prefeito de Santa Rita – PB) e Ivan Burity (Secretário Executivo do Turismo da Paraíba) – Imagem: O Concierge

Os pontos discutidos entre as equipes técnicas das Secretarias foram bem aceitos pelo prefeito de Santa Rita que se comprometeu a unir forças com a Secretaria Executiva de Turismo do Estado para que o projeto de desenvolvimento do Litoral Norte possa cumprir o papel de integrar os seis municípios que compõem a Trilha dos Potiguaras, desde o Rio Paraíba até o Rio Guaju e toda a extensão do Litoral Norte.

Com a efetivação do Projeto a Secretaria Executiva de Turismo amplia a integração dos municípios e, assim, pode oferecer um produto de alta qualidade aos turistas e visitantes, com grande potencial cênico, trilhas, gastronomia rústica, entretenimentos culturais valorizando os folguedos populares e as danças.

Sobre o Litoral Norte

Uma das grandes atrações do Litoral Norte paraibano é a sustentabilidade. Dos 66 quilômetros, que vão do Município de Lucena até a Barra do Rio Guaju, na fronteira com o Rio Grande do Norte, 32 estão dentro de áreas de proteção ambiental (APAs). De forma inequívoca, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras mostra que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à natureza.

O projeto foi criado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Turismo e tem como objetivo desenvolver, de forma sustentável, a economia e o turismo em 31 comunidades do Litoral Norte. Para isso, foi construída toda uma infraestrutura dando acesso a Forte Velho e a Barra de Camaratuba, pela BR-101. Ao todo, com Baía da Traição e Lucena, são quatro vias de acesso.

Redação O Concierge