Com a finalidade de cuidar da saúde da população    durante os festejos juninos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou as equipes do Serviço de Atendimento    Móvel    de Urgência (Samu) e da Seção de DST/Aids, que trabalharam nesta edição do ‘São João pra Valer’, garantindo um arrasta-pé mais seguro    na Capital.

No período de 21 a 24 de junho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 47 atendimentos no Busto de Tamandaré. Deste total, 40 atendimentos foram realizados na Unidade de Suporte Avançado (USA) e na Unidade de Suporte Básico    (USB) instalados no próprio local. Também foram realizadas sete remoções, sendo duas para o Instituto Cândida Vargas, duas para o Complexo Hospitalar de Mangabeira e três para Upa Oceania.

De acordo com o coordenador administrativo    do Samu, Gilmore Lins, não foram registradas nenhuma ocorrência médica nos polos juninos. “As festividades em João Pessoa tiveram a atenção redobrada do Samu, que estavam com as equipes de prontidão para garantir os cuidados médicos necessários. Todos incidentes registrados foram do Busto de Tamandaré, que teve o maior número de pessoas”, destacou o coordenador.

D R T . R J . 15855.

Ainda, segundo o coordenador, a maioria dos casos de registrados na UBS foi por ingestão de bebidas alcoólicas, onde o paciente recebia os cuidados no local, ficava em observação e em seguida recebia alta na própria Unidade.

Polos Juninos – O Samu estará com equipes de plantão nos dias 27, 28 e 29 durante as festividades que continuam nos quatro polos juninos, na Capital: Largo da Gameleira, em Tambaú; Cinco Bocas, em Madacaru; Rua Aldo Santos, próximo a Escola Municipal Ubirajara, no Cristo, e no Campo da Marquise, em Valentina. Neste ultimo, o Samu contará com uma base descentralizada, que ficará no local, mas poderá também atender as solicitações da comunidade, via 192.

DST/Aids – Durante os quatro dias de comemorações juninas, com intuito de diminuir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, a Seção de DST/Aids e Hepatites Virais do Município    esteve com equipes para orientar e distribuir preservativos    nos eventos, intensificado a divulgação    do serviço.

Para a chefe da Seção de DST/Aids, Clarisse Pires, o trabalho de orientação, prevenção e cuidado a saúde dos pessoenses continua nos polos juninos e no Centro de Testagem e Aconselhamento do município. “Nos dias 27, 28 e 29 faremos as distribuição de preservativos por meio das Unidades de Saúde da Família (USF) de cada comunidade e dos Distritos Sanitários”, enfatizou.

Serviço – Para saber mais informações sobre o serviço, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de João Pessoa. Lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites.  Vale lembrar que a identidade da pessoa é preservada.  A Unidade funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e está localizada na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.