Virgulima (Lima Filho), Regina Amorim (Gestora de Turismo do SEBRAE PB) e Dom Quixote Literário (Thiago Rodrigues)

As atividades criativas de Turismo de Experiência de 14 municípios da Paraíba serão um dos maiores destaques do Festival do Turismo de João Pessoa. O Sebrae-PB irá ocupar uma área de 212 metros quadros e também apresentará em seis stands um completo cardápio da gastronomia regional. O Festival será realizado nos dias 16 e 17 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150 para os profissionais que não se cadastraram antecipadamente.

No espaço Sebrae-PB também será instalada uma Sala de Capacitação para os agentes de viagem que estão presentes no Festival, denominada “Degustando o Destino”. De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, além de conhecer os produtos de cada município, os agentes de viagem degustaram a produção associada desses municípios, exemplo dos doces, cocadas, água de coco, bananas chips, cachaças, licores, biscoitos, entre outros.

Dentre o cardápio apresentado por alguns expositores da gastronomia regional podem ser destacados a galinha de capoeira com macaxeira; comidas de milho; escondidinho de carne de sol e de camarão; lasanha de frango e de camarão; rubacão; lagosta brejeira; um café expresso com tortas, dentre outros pratos. A praça de alimentação funcionará os dois dias do evento a partir das 12h, com esse saboroso cardápio.

Regina Amorim disse que já existe a confirmação da presença dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Pilões, Remígio, Solânea, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Campina Grande, Ingá, Boqueirão, Cabaceiras, além da Guia Mundo Turismo, Cooperbugy e Jampa Bikes, todos de João Pessoa, somando mais de 100 empreendedores do turismo da Paraíba.

“Nos stands teremos vários personagens que através da economia criativa e da produção associada ao turismo fazem o diferencial dos destinos turísticos, a exemplo da dupla de emboladores de Coco e o Virgulima do Instituto Rede Repente de Campina Grande. Teremos ainda o Dom Quixote Literário e o Jackson do Pandeiro de Alagoa Grande, a contadora de histórias de Remígio, as mulheres da Casa de Farinha de Pilões, o Zé Curió de Solânea, a oficina de labirinto com as bordadeiras de Ingá, a oficina de pandeiro. Enfim, vários personagens da cultura local que inovam o produto turístico e partilham de experiências com os turistas”, afirma a gestora do Sebrae.

Regina Amorim lembra que na sexta-feira (16), às 20h, na abertura do Festival do Turismo, haverá o lançamento do produto criativo Quadrilhando, que representa o melhor Arraial do Mundo e uma nova opção para quem quer conhecer o processo criativo quadrilhas juninas de Campina Grande. “É uma excelente oportunidade para que todos os agentes de viagem conheçam esse novo produto junino de Campina Grande, que funcionará todos os sábados no SESI Catolé”, disse.

M&E
Foto: O Concierge / Divulgação