Uma multidão se reuniu na noite desta terça-feira (24) no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, para encerrar em grande estilo a segunda edição do São João pra Valer. Em sua última noite, a festa contou com banda Luan e Forró Estilizado como atração principal. O evento, que começou no último sábado (21), uniu os festejos populares a diversas vertentes do forró para celebrar a maior manifestação da cultura nordestina.

O público já tomava o espaço de encontro    entre as praias de Tambaú e Cabo Branco quando a sanfona soou pela primeira vez na noite, por volta das 22h. Os acordes eram da banda Forró da Xeta, que subiu ao palco levando o melhor do forró estilizado. Com canções alegres e bem conhecidas do público, a banda conseguiu animar os forrozeiros e esquentar a festa.

Luan Estilizado
Luan Estilizado

Pouco depois da meia-noite foi a vez da banda Luan e Forró Estilizado comandar o São João Pra Valer. Sucesso no programa Superstar, da Rede Globo, o grupo foi acompanhado por um coral    de vozes ao cantar sucessos próprios como “Solteiro na Sexta” e “Tô Nem Aí”, e de outros artistas, como e “Amar seus Defeitos”, de Os Nonatos. Completando o show vieram às canções que têm ajudado a banda a conquistar o público no Superstar, como “Jeito Carinhoso”, de Jads e Jadson, e “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil.

De acordo com Luan, a mistura é o segredo do sucesso da banda, que tem agradado gente de todas as idades por onde passa. “Fazemos o forró estilizado, assim como os grandes clássicos para que todos possam curtir o show. Procuramos fazer sempre apresentações    eletrizantes”, afirmou. E no São João pra Valer não seria diferente. “A expectativa é muito grande por estar pela primeira vez no São João de João Pessoa e encontrar este público maravilhoso que já nos abraça há bastante tempo”, complementou.

Envolvimento – Nestes quatro dias de festa, uma das marcas do São João pra Valer foi à participação e o envolvimento do público. Para a estudante Ana Clara Borges, de 19 anos, esta é uma festa que mexe com os nordestinos. “O São João é parte essencial da nossa cultura e não dá para deixar de curtir. Tenho vindo para os shows e sempre me surpreendo como a festa tem ficado cada vez melhor em João Pessoa”, comentou.

Forró da Xeta
Forró da Xeta

Para os que vêm de fora os shows são uma atração a mais. “Viemos para João Pessoa pelas belezas    naturais e pela riqueza histórica e também encontramos a festa junina, que é ua atrativo a mais”, contou a paulista Márcia Telles, que está na Capital paraibana pela primeira vez.

Sucesso – A Fundação    Cultural de João Pessoa (Funjope), que junto com a Secretaria de Turismo (Setur), é responsável pela organização    do evento, comemorou o resultado das festas. “Este é o segundo ano de promoção    do São João pra Valer e o que temos visto é que a população    tem abraçado essa festa. Foram quatro dias de muita alegria e de promoção de nossa cultura”, destacou o diretor executivo da Fundação, Maurício Burity.

O diretor executivo adjunto, André Coelho creditou o sucesso a mistura de vertentes do forró.  “A festa respeitou a diversidade musical    e trouxe o melhor do forró estilizado junto ao forró pé-de-serra, um fato determinante para a adesão popular que temos visto. Este foi um evento que foi feito pensando principalmente na população”, declarou.

Quadrilhas – Antes do início    dos shows, o público pôde acompanhar as apresentações de quadrilha da Capital. As performances foram de formações que participaram da competição da Liga de Quadrilhas de João Pessoa. A Sanfona Branca, do bairro de Mangabeira, foi terceira colocada no Grupo A, e a Flor de Mandacaru, do bairro de Mandacaru, foi primeiro lugar no Grupo B, de acesso.