Com o fim dos quatro dias de shows no Busto de Tamandaré, na última terça (24), o São João Pra Valer de João Pessoa ainda continua, comatrações    de cultura popular e bandas de forró locais nos polos de bairro. Quatro deles, Mandacaru, Valentina, Cristo e Tambaú, mantêm programação neste fim de semana, com grupos de capoeira, repentistas, quadrilhas juninas, trios e bandas de forró em mais três noites (27, 28 e 29) no Largo da Gameleira e duas (27 e 28) nos demais locais.

O São João Pra Valer 2014 é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Turismo (Setur) e Fundação    Cultural (Funjope). A estrutura de cada polo inclui palco, uma ornamentação de arraial ao redor, banheiros químicos (incluindo adaptados), 30 guardas municipais que ficarão na segurança do evento e ambulâncias do Serviço de Atendimento   Móvel    de Urgência (Samu).

No do Valentina, em especial, mais quatro tendas    abrigarão comércio de comidas típicas, trios, grupos de cultura popular e apresentação de quadrilhas. “Todas as ruas que abrigam os polos receberão decoração especial”, garante o diretor de Eventos da Funjope, Nelson Pimentel.

Os polos são uma alternativa para quem quer fugir do trânsito, sem abrir mão da comemoração junina. “Eles representam a descentralização da cultura de João Pessoa, um compromisso assumido pela gestão pelo segundo ano consecutivo”, destaca o diretor-executivo da fundação, Maurício Burity. “O pessoense terá motivos de sobra para curtir os festejos sem se afastar tanto de casa”, reforça o secretário de Turismo, Bruno Farias.

Selma do Coco – A principal atração a se apresentar no próximo domingo (29), em Tambaú, é Selma do Coco. Nascida em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana, Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, foi uma das únicas representantes da cultura popular a alçar o ritmo àprojeção    internacional.

Aos 10 anos, mudou-se com a família para o Recife, onde se casou muito jovem. Aos 30, depois de 14 filhos, ficou viúva. De lá, foi para Olinda, onde vendia tapioca para sustentar a família. Para atrair os turistas e aumentar as vendas, cantava o coco.

Nos anos 90, caiu nas graças dos jovens do movimento Manguebeat, como Chico Science, que começaram a elogiar as suas músicas   . Passou a se apresentar, então, em festas populares e, em 1996, chegou ao festival Abril Pro Rock. Fez sucesso no festival com “A rolinha”, um sucesso no Carnaval do ano seguinte, sendo em seguida gravada por diversos artistas. O primeiro CD, “Minha História”, gravado em 1998, lhe rendeu o Prêmio Sharp.

Apresentou-se no Festival Lincoln Center   , em Nova York, no Festival de Jazz de Nova Orleans e fez shows na Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Suíça e Portugal. Durante a excursão    pela Europa, atendendo a um convite do Instituto Cultural de Berlim, gravou o disco “Heróis da noite”, ao lado de cantores africanos. Seu segundo disco, “Jangadeiro”, foi lançado em 2004. Aos 83 anos, é considerada um dos maiores expoentes da cultura regional.

Programação:

Polo Valentina:

27/06/14

Quadrilha Junina Nação Matuta – 19h

Quadrilha Junina Fogueirinha – 19h30

Quadrilha Junina Jovem Matuto – 20h

Forró Braza Mora – 20h30

Forró das Arábias – 22h

 

28/06/14

Quadrilha Junina Tiko Show – 19h

Quadrilha Junina Explode Coração – 19h30

Quadrilha Junina Lageiro Seco – 20h

Marluce Forrozeira – 20h30

Banda Bereguedê – 22h

 

Polo Cristo (Av. da Fraternidade, em frente à Escola Ubirajara):

27/06/14

Quadrilha Junina Botijinha – 19h

Marluce Forrozeira – 20h

Rayanne Stefanny – 22h

 

28/06/14

Quadrilha Junina Zé Monteiro – 19h

Cavalo Criolo – 20h

Vinicius & Sobral – 22h

 

Polo Mandacaru (Cinco Bocas):

27/06/14

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru – 19h

Forró Pesado – 20h

Forró Fiando – 22h

 

28/06/14

Quadrilha Junina Mangue Seco – 19h

Forró Primeira de Luxo – 20h

Renata Arruda – 22h

 

Polo Tambaú (Largo da Gameleira):

27/06/14

Quadrilha Junina Cabrita Cheirosa – 18h30

Capoeira Angola Palmares – 19h

Repentistas Paulo Cruz e Milanez – 20h

Quadrilha Junina Jovem Matuto – 21h

Forró Nossa Terra – 21h30

 

28/06/14

Repentistas João Paulo e Moreirinha – 18h30

Capoeira Afro Nagô – 19h

Repentistas Soledade e Minervina – 20h

Quadrilha Junina Sanfona Branca – 21h

Jairo Madruga – 21h30

 

29/06/14

Repentistas Severino Paulo e Pedro Firmino – 18h30

Capoeira Berimbau Dourado – 19h

Quadrilha Junina Aconchego – 20h

Selma do Coco e Quadrilha Junina dos Bonecos Gigantes – 21h

Forró Encabulado – 21h30

SHARE
Artigo anteriorOs Gonzagas e Val Donato laçam clipes
Próximo artigoCampanha ‘Faça um Gol pelo Fim da Violência contra a Mulher’ entra em campo mais uma vez
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br