Representantes vão inspecionar a Baia de Todos-os-Santos, que passou a integrar o seleto clube com sede na França, e discutir potencial de investimento na região
 
Representantes do Clube das Mais Belas Baías do Mundo (The Most Beautiful Bays in the World – TMBBW Club), sediado na França, desembarcam nesta quarta-feira, 1º de junho, em Salvador, para inspecionar a Baia de Todos-os-Santos (BTS), que passou a integrar o seleto clube em fevereiro último. Michel Bujold, que assume a presidência da entidade na próxima gestão, em 2019, e Enique Litman, vice-presidente da TMBBW para a América, vão manter uma intensa agenda na capital baiana. Os dirigentes terão audiência com os secretários Nelson Pelegrino, da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), e Érico Mendonça, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult). Na pauta, o potencial de investimento da Baia de Todos-os-Santos, a maior baia tropical do mundo, e a segunda em dimensão, com mais de 1,2 mil km² de extensão.
“A entrada da Baia de Todos-os-Santos no clube das Mais Belas Baías do Mundo significa maior visibilidade e perspectiva de atração de investimentos privados para a área, o que vai possibilitar uma melhor infraestrutura para baianos e turistas”, frisa Érico Mendonça.  No Brasil, apenas a Baia de Todos-os-Santos e a Praia do Rosa, em Santa Catarina, integram o seleto clube, formado por outros 27 países.
“Agora vamos disputar o congresso mundial do Clube das Mais Belas Baías do Mundo previsto para 2018”, adianta Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination, entidade que trabalhou na candidatura da BTS para integrar a TMBBW Club. O encontro, que deve reunir cerca de 200 participantes, é considerado de grande visibilidade para a capital baiana.
Com a entrada da BTS no The Most Beautiful Bays in the World, o trabalho se volta agora para a confirmação oficial da Baia de Todos-os-Santos como a capital da Amazônia Azul, zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, cuja área equivale à superfície da floresta Amazônica, com maior abrangência no Nordeste, explica Luiz Fernando Studart de Queiroz, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), entidade que catalisa as ações pela valorização da BTS juntamente com a Fundação Baia Viva e que promove no dia 8 de junho um seminário sobre o tema.
Programação – Além das audiências com os secretários estaduais e municipais de Turismo, os representantes da TMBBW Club vão visitar o Museu Náutico da Bahia, os novos espaços culturais dos fortes Santa Maria e São Diogo e o Pelourinho. Na sexta-feira, os dirigentes visitam a Baia de Todos-os-Santos, até Barra do Paraguaçu, onde o rio Paraguaçu deságua no mar. A dupla será acompanhada por Roberto Duran, vice-presidente da Salvador Destination e vice Comodoro Social do Yatch Clube da Bahia, associação que também participa do evento.