Na imagem, Baronesa Soares como madrinha da Associação Ruggiero DitePa

por Rose Lucena

A nobre Baronesa Soares, leia-se Maria Lucia Soares, na noite do dia 13 de agosto, foi homenageada pela Associação Ruggiero DitePa, no sul da Itália, precisamente na cidade de Irsina.

O evento, que durou dois dias, trouxe uma programação ao público bem variada, que teve início no dia 12 de agosto com a inauguração da sede da Associação cujo  objetivo é reunir artistas de toda a Itália e que leva o nome de um dos mais respeitados e célebres artistas de Bari, Ruggiero DitePa. A Baronesa Soares teve a honra de ser a madrinha da Associação.

Ruggiero, cujo o sobrenome artístico é DitePa, é um artista nato que desde da idade de oito anos já expressava seus dotes artísticos. Nasceu na cidade de Bari (1964) e fez questão de nos contar que na tela expressa a sensibilidade  que traz em seu coração e que, certa vez, um crítico de arte chegou a dizer que até mesmo uma criança de três anos poderia fazer a sua pintura. Que pena, que muitos não conseguem enxergar além do óbvio e ainda trazem consigo essa mesmice de comparar uma arte moderna com  outra  de épocas passadas.

DitePa é livre, ama sua liberdade de expressão e com muita humildade nos contou que uma de suas telas serve de apoio em um consultório de psicologia. Ao Leonardo, deixemos o Vince e ao Ruggiero, o DitePa. Longe de mim fazer comparações, mas é compreensível que em terra onde a Arte é sacra e berço do renascimento, os críticos sejam ferrenhos. A mim, só me cabe, abrir a mente e enxergar além.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades ilustres como a do jovem prefeito da cidade de Irsina, o ilustre Nicola Massimo Morea, que nos concedeu uma entrevista exclusiva para o nosso canal do Youtube, falando das belezas e atrativos turísticos de Irsina e da importância enogastronômica local e da sua influência para o sul da Itália.  Irsina é uma cidade muito acolhedora, seu povo é simples e o local tem atratividade para quem a deseja conhecer. Mas, o seu ponto forte está no calor humano, típico da região sul da Itália. Confesso que lá  me senti em território brasileiro.

A inauguração ainda contou com a presença da advogada e Assessora de Arte e Cultura de Irsina – diga-se de passagem uma mulher culta e inteligente -, a ilustre Anna Maria Amenta que, com sensibilidade, falou da importância da presença da mulher nas artes e do quanto essa representatividade feminina é de suma importância, nesse momento, para a cidade.

 Rose Lucena com Anna Maria Amenta - Secretária de Arte e Cultura de Irsina
Rose Lucena com Anna Maria Amenta – Secretária de Arte e Cultura de Irsina

A cerimônia prosseguiu na praça em frente à belíssima Catedral de Irsina, que abriga um de seus tesouros esculturais mais raros da História, a imagem deSant’Eufemia, arte essa do período do Renascimento. E foi  sob as bênçãos de Santa Eufêmia, naquela noite fria, que alimentamos a alma com a mais nobre de todas as artes – opinião própria -, oriunda dos acordes doces do piano de Michele Fazio, que resistiu ao frio intenso daquela noite despertando a cidade e lotando praticamente a praça. Pessoas de todas as idades atraídas pelas notas musicais  docemente  impulsionadas pelo vento forte, executadas com maestria pelo jovem pianista de apenas 21 anos de idade. Nem mesmo o frio intenso e gélido daquela noite conseguiu apagar o brilho de sua apresentação erudita, muito embora o seu piano tenha sofrido, bem como  suas delicadas mãos que precisaram ser aquecidas por luvas para que conseguisse executar grandes clássicos da música erudita: Chopin Prelude Op. 45 ,Beethoven , Piano Sonata op. 111, 1° Tempo, Chopin Ballade n.1 op 23 , in Sol minore e Chopin Prelude Op. 28 N. 4.

 Rose Lucena com o Sr. Prefeito da cidade de Irsina, Nicola Massimo Morea
Rose Lucena com o Sr. Prefeito da cidade de Irsina, Nicola Massimo Morea

E eu, que já estive em um concerto recente, daquele que é considerado um dos maiores pianistas do mundo, Mr. Lang Lang, que esteve no palco, nada mais nada menos do que com Andrea Bocelli, vi nas mãos do sulista Fazio o futuro de uma geração italiana que sonha e que traz na alma o desejo de ir além, mas   que, dependendo das circunstâncias para  outros países. Michele Fazio concluiu sua apresentação com aplausos que pareciam intermináveis, deixando aquele gostinho de quero mais. Volta Michele!

 Baronessa Soares tendo a honra de inaugurar a Associação Ruggiero DitePa com o Prefeito de Irsina
Baronesa Soares tendo a honra de inaugurar a Associação Ruggiero DitePa com o Prefeito de Irsina

A programação ainda contou com a presença da artista nigeriana Roli Hope Odeka, que   fez uma apresentação que para muitos pode ser incompreensível, com canções, dança e arte em forma de tela, criada por ela mesma, durante sua performance no palco. Quando abordada por mim,  ela assim se expressou: “Sou diferente e a arte para mim tem sinônimo de liberdade.” Mostrou-se ser uma pessoa extremamente acessível, educada e que ama tudo o que é diferente no que concerne à arte.

 O exímio artista Ruggiero DitePa concedendo uma entrevista exclusiva para o Canal da BrazilConnected Magazine
O exímio artista Ruggiero DitePa concedendo uma entrevista exclusiva para o Canal da BrazilConnected Magazine

A Cia de Teatro trouxe descontração, alegria, arrancou risos da plateia, e trouxe luz ao palco, prenunciando o que estava por vir: o tão esperado prêmio a ser entregue pelo  prefeito da cidade – ilustre Sr. Morea -, à nobre Baronesa Soares. O prêmio, sem dúvida, marca sua carreira como artista plástica, na cidade de Irsina. Viva o Brasil!

 O evento prossegue de frente a Catedral Histórica de Irsina
O evento prossegue de frente a Catedral Histórica de Irsina

Uma festa que durou dois dias; um povo com muito calor humano, talentos imensuráveis, a sensibilidade do sul da Itália e uma receptividade que meu trouxe à alma saudades do meu querido Brasil.

 Presença do pianista italiano Michele Fazio, que encantou o público presente com a sua arte
Presença do pianista italiano Michele Fazio, que encantou o público presente com a sua arte

Obrigada Irsina, pela receptividade. Obrigada a Associação Ruggiero DitePa, por acolher uma brasileira que, com orgulho, sempre deixou claro que não foi a Baronesa que fez a Maria Lúcia, e sim, a Maria Lúcia que fez a Baronesa.

 Presença da artista nigeriana Roli Hope Odeka
Presença da artista nigeriana Roli Hope Odeka
Baronessa Soares recebendo o prêmio de honra das mãos do Prefeito de Irsina o Sr. Nicola Massimo Morea
Baronesa Soares recebendo o prêmio de honra das mãos do Prefeito de Irsina o Sr. Nicola Massimo Morea
Rose Lucena com o talentoso pianista italiano Michele Fazio e com as homenageadas da noite Maria Lucia Soares e Roli Hope Odeka
Rose Lucena com o talentoso pianista italiano Michele Fazio e com as homenageadas da noite Maria Lucia Soares e Roli Hope Odeka

Ah! Irsina histórica que marca a história de muitos.

Alla prossima!

Todas as imagens foram cedidas gentilmente pelo fotógrafo Carlos Celes, Diretor de Imagem e Fotografia da BrazilConnected Magazine

 

SHARE
Artigo anteriorMinistério da Cultura divulga 16 filmes que buscarão uma vaga no Oscar 2017
Próximo artigoO lado mãe, avó e os destaques na carreira que fizeram de Marta Rossi uma das principais empreendedoras do setor de turismo no Brasil
Rose Lucena
Rose Lucena é paraibana, natural de João Pessoa, formada em Produção Publicitária pela Fatec-PB. É especialista em Marketing Empresarial, tendo sua carreira iniciada com a realização de um Projeto de Turismo Pedagógico Exploradores do Saber para uma das maiores empresas de receptivo no Brasil. O projeto, voltado exclusivamente para a rede educacional avaliado como uma das maiores iniciativas na área do turismo pedagógico. Técnica em Turismo e amante da História, Arte e Cultura, relatou uma de suas experiências para a revista Travel Ace Brasil, a convite do Diretor de Social Media Marketing da empresa no ano de 2010. Em 2012, mudou-se para Milão, Itália, onde iniciou a cursar Fashion Communication, que a possibilitou participar de eventos internacionais como o maior evento mundial de moda, o Milano Fashion Week. Curiosa por natureza, aventura-se em descobrir além do trivial e não dispensa uma boa viagem. Há anos atua no turismo como Blogger - desde sua formação como Técnica do Turismo -, onde conta suas experiências e coberturas de eventos aos seus leitores. Casada com o turismólogo Marco Lambertini, fluente em língua inglesa, italiana e alemã, convida todos a mergulharem em suas aventuras pelo continente europeu.