Rota dos Ateliês de João Pessoa é lançada hoje, quarta-feira (24)

0
436
Rota dos Ateliês de João Pessoa - Imagem: Divulgação

Roteiro reúne 12 ateliês de artistas plásticos e duas galerias de arte e integra as atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, vivências e experiências da Paraíba

A Rota dos Ateliês de João Pessoa, o mais novo roteiro cultural e criativo da capital paraibana, será lançada nesta quarta-feira (24), às 15h, no Centro de Convenções, durante o 33º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresarias. O roteiro criativo reúne 12 ateliês de artistas plásticos e duas galerias de arte e foi formatado através do projeto de Turismo de Experiência do Sebrae Paraíba.

Fazem parte do roteiro os ateliês e galerias dos artistas plásticos Clóvis Junior, Tito Lobo, Chico Ferreira, Miguel dos Santos, Francisco Dantas, Mirabeau Menezes, Virginia Dantas, Baba Santana, Jurandir Maciel, Guariguazi de Lima Tavares, Elioenai Gomes, Rodrigues Lima, Jonas Lourenço e Jô Cortez, com a Galeria Louro e Canela e Roseli de Carvalho Garcia, com a Galeria Gamela.

De acordo com a gestora do Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, quem fizer a Rota dos Ateliês de João Pessoa poderá conferir o histórico profissional de cada artista, participar de oficinas de artes, adquirir peças ou mesmo tomar um café com arte nesses espaços visitados. “A Rota dos Ateliês de João Pessoa vem agregar valor aos roteiros paraibanos, pois o turismo cultural atrai pessoas que têm sensibilidade e estão dispostas a pagar mais por algo exclusivo e ligado às artes”, destacou.

A gestora ressaltou que a criação do roteiro foi estruturada para atender, principalmente, os turistas que incluem as artes em seu planejamento de viagem. “Normalmente este perfil de visitante tem níveis mais altos de renda, ficam hospedados em hotéis, fazem viagens mais longas e compram mais. Promover a Rota dos Ateliês de João Pessoa é fazer com que as artes ocupem uma parte importante da oferta turística e atenda às expectativas dos turistas e visitantes”, disse.

A Rota dos Ateliês de João Pessoa faz parte das atividades criativas com foco na produção associada ao turismo formatadas e estruturadas pelo Sebrae Paraíba desde 2012 em 19 munícipios paraibanos (Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto, Mamanguape e Marcação). Atualmente, já são cerca de 200 produtos turísticos estruturados pelo projeto.

O roteiro pelos ateliês e galerias de João Pessoa também integra o livro “Paraíba: 35 dias de vivências e experiências”, que apresenta o roteiro paraibano com atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa e de experiência das regiões do Litoral, Brejo e Cariri paraibanos.