Paróquia Santo Antônio – Solânea-PB – Foto: O Concierge

Tendo como tema “Memorial de Fé, Arte e Cultura”, a programação visa não somente mostrar aos turistas o espaço destinado à hospedagem existente no Santuário Padre Ibiapina, como também divulgar o espaço do trabalho do Santo Padre, que tem um rico acervo

Por Teresa Duarte

Começa hoje, dia (25), a abertura da “11ª edição Caminhos do Frio – Rota Cultural 2016”, em Solânea. O Município, que fica distante 140 km de João Pessoa, passou a fazer parte do roteiro a partir de 2014, sempre prometendo muitas atrações que se incorporam a um clima frio, em plena Serra da Borborema, envolvendo teatro, artesanato, turismo de aventura e ecológico, patrimônios históricos como o belo Santuário Padre Ibiapina.

IMG_8450
Palco para os shows durante a Rota Cultural Caminhos do Frio – Foto: Divulgação

Este ano, a atração nacional será a cantora Marina Elali, neta de Zé Dantas, grande parceiro de Luiz Gonzaga. O prefeito, Beto do Brasil, revela que o Município terá uma vasta programação cultural. “Solânea tem o prazer de se integrar a esse festival que já é consagrado no Estado. Nós estamos numa expectativa muito grande. A nossa população está totalmente envolvida e nós queremos fazer bonito para que o nosso terceiro ano de evento fique marcado para atrair os turistas neste e nos próximos anos.”, destacou.

Com base no tema “Memorial de Fé, Arte e Cultura”, a programação visa não somente mostrar aos turistas o espaço destinado à hospedagem existente no Santuário Padre Ibiapina, como também o de divulgar o espaço do trabalho do Santo Padre, que tem um rico acervo. O complexo do santuário é formado pela casa onde o Padre morou, Casa dos Milagres, Igreja, Mausoléu do Padre Ibiapina, Museu, Casa de Caridade, fundada em 1866, refeitório e alojamentos coletivos, cujo espaço é usado, hoje, como meio de hospedagem que pode ser agendado com a Irmã Letícia pelos telefones: (83) 8721-8129 ou (83) 3369-1202.

IMG_0080

Entre as atividades, estão oficinas, apresentação de teatro de bonecos, mostra de cinema, sarau cultural, desfile de moda, workshop, exposições de artes plásticas e mostra de dança. Os shows começam na próxima quinta-feira (28), com a apresentação de Jackson Envenenado. Na sexta-feira (29), haverá o show de Beauty Box e Renata Arruda; enquanto que, no sábado (30), se apresentarão Eduardo Araújo e Marina Elali.

Após Solânea, Serraria será a quinta cidade que realizará a programação da “11ª edição Caminhos do Frio – Rota Cultural 2016”. O tema, naquele Município, é  “Natureza, seresta e engenhos”. Um dos destaques da programação local será um show de calouros que acontecerá de 2 a 4 de agosto. Também serão realizadas oficinas, apresentações de grupos folclóricos e repentistas, trilha ecológica e haverá apresentação de Fernando Show, Hilton Moura, Carlos Alexandre Júnior, Tinho, Sandro e Tércio, GG Bismark, Maike José, Os 3 do Xamego e Curió Forró Caboclo.

A primeira cidade a receber o roteiro foi Areia, (04 a 10/07); depois,  Pilões (11 a 17/07);  a seguir, Remígio (18 a 24/07); e, agora, Solânea, passando, depois, pelos municípios de Serraria (01 a 07/08), Bananeiras (8 a 14/08), Matinhas (15 a 21/08), Alagoa Nova (22 a 28/08), encerrando em Alagoa Grande (28/08 a 04/09). O “Caminhos do Frio” é uma realização do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e das prefeituras envolvidas, contando com apoio do Governo do Estado, por meio da PBTur e do Sebrae-Paraíba.

Toda a programação pode ser encontrada na página do evento www.caminhosdofrio.com ou baixando o aplicativo para Android no Google Play no seu smartphone.

Confira a programação em Solânea:

Cine Teatro Municipal - Foto: Divulgação
Cine Teatro Municipal – Foto: Divulgação

Segunda-feira (25/07)

Local: Cine Teatro Municipal

19h30 – Abertura oficial do Festival Caminhos do Frio – Solânea – PB/2016:–Cerimonial “Memorial de Fé, Arte e Cultura”: uma amostra artística com diversos grupos culturais do Município de Solânea.

 

Terça-feira (26/07)

Local: Cine Teatro Municipal

07h30 – Oficina de Teatro: Interpretação corporal – Com o ator Thiago Rodrigues.

10h       – Oficina de Dança Contemporânea – Governo do Estado da Paraíba (SECULT e FUNESC). (Inscrições com Tiago Salvador – Cel. (83) 9-9327-2060).

15h        – Teatro de Bonecos e Mostra de Cinema infantojuvenil – com escolas municipais:  artístico/cultural-educativo.

20h       – Mostra de cinema e apresentação de um Sarau Poético Literário.

Exibição de curtas metragens Paraibanos; Sarau Poético Literário com o Grupo Frente Trovadora.

Apresentação Cultural - Foto: Teresa Duarte
Apresentação Cultural – Foto: Teresa Duarte

Quarta-feira (27/07)

Local: Cine Teatro Municipal

07h30 – Oficina de Teatro: Interpretação corporal – com o ator Thiago Rodrigues.

10h      – Oficina de Dança Contemporânea – Governo do Estado da Paraíba (SECULT e FUNESC). (Inscrições com Tiago Salvador – Cel. (83) 9-9327-2060).

14h       – Apresentações Culturais Infantis (música e contações de histórias);

15h30  – Sarau Cultural Estudantil: “Cultura Popular”, com Eduardo Araújo.

IMG_0076
Foto: O Concierge

Local: Ginásio de Esportes “Adauto Silva”.

20h      – Desfile de moda “Estação Inverno Solânea”. Amostra das principais peças da moda que agitam o frio, em Solânea; – Amostra musical com os “Tops” Solanenses.

Foto: O Concierge
Foto: O Concierge

Quinta-feira (28/07)

Homenagem a Jackson do Pandeiro

Local: Cine Teatro Municipal

08h     – Workshop de Pandeiro – Com o músico “Robério Chaves”. (Inscrições com Tiago Salvador – Fone (83) 99327-2060).

Local: Grêmio Morenense:

14h30 – Continuação do Workshop de Pandeiro, seguido de Workshop de Samba de Roda – com o músico Robério Chaves.

Local: Cine Teatro Municipal

19h30 – Espetáculo teatral – Passos do Paó. Direção de Thiago Rodrigues.

21h      – Apresentação musical – Jackson Envenenado.

Horários: 8h-12h e 14h-18h. Exposições de Artes Plásticas.

 

Sexta-feira (29/07)

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

08h30 – Oficina de Elaboração e Prestação de Contas de Projetos Culturais – por Pedro Santos e Wellington Filho (Governo do Estado da Paraíba – SECULT e FUNESC).

Local: Grêmio Morenense

14h30 – Mostra de Dança – A poética dos movimentos.

Horários: 8h-12h e 14h-18h – Exposições de Artes Plásticas.

Local: Cine Teatro Municipal

20h    – Show Musical/Religioso: Memorial de Fé, Arte e Cultura.

Local: Praça 26 de Novembro

21h30 – Show: Beauty Box;

23h     – Show: Renata Arruda.

 

Sábado (30/07)

Local: Feira Livre de Solânea

08h30 – Arte na Feira “Linguagens da Cultura Popular”; Mostra Repentes; Boi de Reis; Danças Populares;

Local: Memorial Santuário do Padre Ibiapina – Santa Fé/Solânea – PB.

14h30 – Visitação histórico/cultural – Passeio pelos principais pontos turísticos do Município de Solânea.

15h30 – Visitação ao Memorial Santuário do Pe. Ibiapina. Informações com: Valnir Meneses. Fone: (83) 99379-5241.

Local: Grêmio Morenense

15h –Momento Cultural: café, sebo, música clássica e lançamento de livros de filhos de Solânea: – Edilson Amorin: livro “Era uma vez no Nordeste – Editora da Universidade Federal de Campina Grande”; – Edonio Alves Nascimento: livro “O Desconcerto das Coisas mais Poemas Minimais – Editora Jovens Escribas”; – Lailton de Oliveira Bastos: livro “Solânea, a Idade da Razão, 2ª edição – Editora A união”.

Igreja Matriz
Igreja Matriz Paróquia Santo Antônio – Foto: Teresa Duarte

Local: Igreja Matriz de Solânea

19h30 – Missa Especial.

Local: Praça 26 de Novembro

21h30 – Show: Eduardo Araújo;

23h     – Show: Marina Elali.

Turismo de Aventura em 4X4 - Foto: O Concierge
Turismo de Aventura em 4X4 – Foto: O Concierge

Domingo (31/07)

08h     – Atividades esportivas.

09h     – Turismo de aventura.

 

Exposição de artes na feirinha - Foto: O Concierge
Exposição de artes na feirinha – Foto: O Concierge
IMG_0015 (2)
Feirinha – Foto: Divulgação
Feirinha gastronômica - Foto: O Concierge
Feirinha gastronômica – Foto: O Concierge

Fotos: Divulgação

 

*O conteúdo desta matéria é de propriedade intelectual do (a) autor (a), e não reflete, necessariamente, a opinião do O Concierge.
*Esta plataforma destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado apenas para fins informativos e de entretenimento.
*O usuário é o único responsável pelo que escreve em seu comentário, de modo que responderá integralmente por qualquer ofensa a direitos de terceiros que seu comentário possa causar.