Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida acontece em setembro

0
1222
Aparecida (SP) - Imagem: Divulgação

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP),  promoverá, entre os dias (22) a (24) de setembro, a 4ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo com a comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o Jubileu dos 300 anos do descobrimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Águas do Rio Paraíba do Sul.

Segundo o idealizador e coordenador geral da Romaria, João Gilberto Oliveira, a  Romaria Nacional foi criada com o objetivo de proporcionar o entrelaçamento entre os profissionais de turismo para refletirem temas de interesse da categoria, e ao mesmo tempo em que realizam uma peregrinação ao maior santuário do mundo dedicado à devoção a Nossa Senhora.

O evento consta no calendário oficial de festas e eventos do Ministério do Turismo, e também é uma das mais importantes romarias do Santuário Nacional de Aparecida. Conta com o apoio de entidades ligadas ao turismo nacional e internacional como a AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso), CNTUR (Confederação Nacional do Turismo), Pastoral do Turismo do Brasil CNBB e ONPT (Obra Nacional da Pastoral do Turismo/Portugal).

A Romaria acontece anualmente no Santuário Nacional de Aparecida, contando sempre com palestrantes de alto nível e ligados ao trade Turístico Nacional. Acontecem palestras e debates destinados a guias turísticos, agentes, transportadores e operadores do setor.

Os participantes terão a oportunidade de realizar um city tour pelos principais pontos turísticos religiosos de Aparecida e região.

Serviço

Programação da 4ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida

Sexta-feira – 22/09

Local: Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida

08h: Acolhida e credenciamento dos participantes da Romaria. Local: Memorial da Devoção, seguida de visita monitorada ao Museu de Cera. (O Memorial da Devoção está localizado ao lado direito do Centro de Apoio aos Romeiros).

09h: City tour Turístico-Religioso em Aparecida e Guaratinguetá. Saída após a visita monitorada no Memorial da Devoção.

17h: Encerramento do City Tour.

19h: Jantar  em restaurantes credenciados do Centro de Apoio aos Romeiros (incluso).

20h: Abertura Oficial. Local:  Memorial da Devoção.

21h: Apresentação Cultural

22h: Encerramento.

Sábado – 23/09

Local: Auditório Noé Sotillo Santuário Nacional de Aparecida

08h: Acolhida, oração, cânticos e apresentação dos objetivos da 4ª Romaria.

08h30: Reflexão sobre o tema do Dia Mundial do Turismo.

09h30: Coffee Break

10h: Palestra: A Contribuição dos Profissionais para o desenvolvimento e crescimento sustentável do turismo nos Santuários do Brasil.

11h: 1ºMomento de partilha de experiências entre Profissionais de Turismo e representantes dos Santuários e Pastoral do Turismo.

12h: Almoço nos restaurantes credenciados do Centro de apoio aos Romeiros (incluso)

14h: 2º Momento de partilha de experiências entre Profissionais de Turismo e representantes dos Santuários e pastoral do Turismo.

15h: Coffee break

15h30: Mesa redonda.Tema: O Desenvolvimento sustentável do Turismo Religioso e seus benefícios para os profissionais e a coletividade.

17h: Conclusão e encerramento das atividades do dia.

18h: Celebração da Santa Missa, no altar central do Santuário Nacional de Aparecida (transmitida pela TV Aparecida)

19h: Jantar nos restaurantes credenciados do Centro de Apoio aos Romeiros (incluso)

20h: Noite Cultural ; Praça de Alimentação 2: Centro de Apoio aos Romeiros

22h: Encerramento das atividades

Domingo – 24/09

07h30: City tour: Circuito Turístico Cultura Caipira. Local de saída:. Cidades a serem visitadas: Taubaté,Tremembé, Quiririm, São Luiz do Paraitinga. 17hs : Encerramento

Assessoria