A Copa do Mundo de Robótica    deve trazer para a cidade de João Pessoa mais de 60 mil turistas de todas as partes do mundo. O evento, que acontece entre os dias 19 e 25 de julho, é considerado o principal campeonato internacional de futebol de robôs. Uma reunião para definir detalhes da competição aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e contou com organizadores  e órgãos envolvidos direta e indiretamente com a competição.

secretária executiva    de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, ressaltou que a RoboCup é um evento singular e dificilmente voltará a acontecer no País. “Ele trará um impacto positivo para a nossa região. Como é um evento que precisa de muitas mãos, precisamos reunir órgãos de instâncias e setores diferentes. Afinal, fomos escolhidos como sede devido a fatores técnicos, entre os quais a moderna estrutura do Centro de Convenções, que é um equipamento muito qualificado para isso”, lembrou. “Esse será o primeiro de vários eventos de grande porte a serem trazidos para nossa cidade”, previu.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, confirmou que a rede hoteleira de João Pessoa está com ocupação máxima para o período do torneio. “Nós não temos mais nem vagas    nos hotéis devido à grandiosidade desse evento. Por isso houve a necessidade de nos reunirmos para tomarmos as últimas providências necessárias para a realização do torneio”, enfatizou.

Durante a reunião, estavam presentes órgão estaduais e municipais envolvidos direta e indiretamente com a RoboCup 2014. Na ocasião, foram discutidas ações em diferentes diretrizes como infraestrutura urbana da cidade; serviços e ordenamento urbano; mobilidade urbana; segurança pública; divulgação   ; e recepção    de turistas.

Arenas, praça de alimentação    e réplicas de ambientes – antes dosrepresentantes    dos órgãos discutirem os últimos detalhes sobre os planos de ações para o torneio, a vice-coordenadora nacional da RoboCup 2014, Esther Luna Colombin, apresentou a estrutura do evento. “Trata-se de um evento de robótica inteligente. A ideia principal de fazer um torneio como este é buscar meios para auxiliar o ser humano que por algum motivo não tem condições de desenvolver algumas atividades”, destacou.

Ainda de acordo com Esther, o torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, @Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Além das arenas onde acontecerão alguns jogos de futebol, serão ainda montadas duas réplicas de casa, com 100 metros quadrados e mobiliada com utensílios domésticos. Este último ambiente será utilizado na categoria @Home, na qual os robôs são submetidos a testes de referência para avaliar habilidades em atividades domésticas.

Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014. O campeonato é um evento oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades    do país   .

A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários   . O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Cinquenta milhões de expectadores em todo mundo – mais de mil crianças de diversas escolas do mundo, acompanhadas pelos pais, participarão do evento. Pelos cálculos da organização, em torno de 50 milhões de expectadores no mundo inteiro deverão assistir às notícias sobre o torneio na mídia

SHARE
Artigo anteriorEstacine tem modificações por causa dos jogos do Brasil na Copa do Mundo
Próximo artigoAlunos da rede municipal se preparam para a RoboCup 2014
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br