Embratur apoiou a captação desses eventos que vão atrair milhares de pessoas para a Cidade Maravilhosa

Por meio do seu programa de apoio à Captação e Promoção de Eventos, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apoiou a candidatura do Rio de Janeiro para sediar o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2020. A vitória da cidade foi anunciada neste domingo (10) durante a Assembleia Geral da entidade, em Durbain, na África do Sul, na qual concorriam também Melbourne, na Austrália, e Paris, na França. O evento, que acontece a cada três anos, espera reunir 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo para discutir o futuro das cidades baseado no tema “Todos os Mundos”. Em 2017, o Congresso será realizado em Seul, na Coréia.

Recentemente, o Rio de Janeiro também foi anunciado como sede de dois outros importantes eventos: o Figo Worl Congresso of Gynecology and Obstetrics, que acontecerá em 2018, e o Internation Biophysics Congress, em 2020. “Ao apoiar a captação desses eventos, enfrentamos a questão da sazonalidade, o que garante uma ocupação mais continuada a hotéis e atividades aos agentes do turismo na cidade e região”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Segundo ele, as novas definições auxiliam a consolidar o Brasil como um grande receptor de eventos do mundo. “Conforme os dados divulgados hoje pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%”, finalizou.

Ainda de acordo com a ICCA, entre 2003 e 2013, o total de eventos no Brasil passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. “O ranking mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, comentou Vicente.

O Rio de Janeiro também sediará em 2016 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e vale destacar os outros eventos realizados nos últimos anos na cidade: Jogos Panamericanos, em 2007; Jogos Militares Mundiais, em 2011; Conferência Rio+20, em 2012; Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e Copa do Mundo FIFA, em 2014.

Edital de Captação de Eventos – A Embratur lançou no dia 16 de julho o edital para o programa Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais.  Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos podem participar com projetos de ações específicas para tornar o país sede de encontros que atraiam o turista de negócios. O cadastramento e envio de propostas começou no dia 31 de julho e segue até o dia 29 de agosto. Os projetos serão julgados por Comitê Técnico previamente nomeado pelo Instituto, com base nos seguintes critérios: quantidade de participantes, rotação do evento, número de edições anteriores, número de turistas estrangeiros e capacidade técnica. Os critérios foram estabelecidos em Portaria da Embratur nº 57, no último dia 8 de julho.

 Ascom/ Embratur
Foto: Divulgação