Restaurante do Amazonas é grande vencedor da etapa nacional do concurso O Quilo é Nosso

0
68
Pirarucu Caboquinho, prato vencedor da etapa nacional do concurso O Quilo é Nosso - Foto: Divulgação

Receitas avaliadas pelo júri técnico mostram a riqueza e saudabilidade da gastronomia brasileira

Lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. Esses foram os ingredientes que compuseram o Pirarucu Caboquinho, prato que fez com que o restaurante Mercato Brazil Manauara, de Manaus, fosse eleito o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil pelo concurso O Quilo é Nosso.

Para chegar à escolha do grande vencedor, o júri escalado especialmente pela Prazeres da Mesa, referência de mídia do setor gastronômico, avaliou as receitas de todos os ganhadores da primeira etapa do concurso, sagrados campeões pelo voto popular. Os jurados analisaram as receitas e entre os critérios avaliados estavam a praticidade, a criatividade e a viabilidade de replicação. A comissão contou com nomes de peso, como: Ricardo Castilho, diretor editorial da Prazeres da Mesa; Marcos Livi, chef do Quintana e Verissimo em São Paulo; Gil Guimarães, chef da Baco Pizzaria, de Brasília; Silvia Percussi, sócia da Vinheria Percussi, de São Paulo; Floriano Spiess, chef do Fiore Officina di Pizzas, de Porto Alegre; Wanderson Medeiros, chef do restaurante Picui, de Maceió; Nelson Gonçalves Junior, chef do Vila Chã, de Campos do Jordão; e Artur Nagae, criador do aplicativo Menu Price. Para fazer a avaliação, os jurados receberam as 48 receitas finalistas sem os nomes dos restaurantes. Dentre os 16 vencedores estaduais foi eleito, então, o grande campeão nacional do concurso.

O resultado final da primeira edição do concurso mostra que os restaurantes participantes seguiram o tema proposto: saudável e natural do Brasil. A riqueza de sabores dos pratos vencedores pôde ser percebida pelas receitas que incluíram ingredientes como mandioca amarela, banana da terra, quinoa, linguiça Blumenau e até carne de jacaré. A consequência foi um enorme sucesso por parte do público,que visitou os restaurantes, degustou os pratos e votou nos seus restaurantes preferidos.

A segunda edição já está confirmada para 2018. O concurso O Quilo é Nosso foi uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e contou com o patrocínio nacional da Rede e da Sodexo.

CAMPEÃO NACIONAL – Mercato Brazil Manauara (Manaus) – Pirarucu Caboquinho
Endereço: Av. Mário Ypiranga, 1300 – Adrianópolis, Manaus.

Ascom Abrasel Nacional