Restaurante com forno à lenha é um aliado do meio ambiente de Fernando de Noronha

0
280
O forno usa linhaça (Fotos: Marta Granville/Barracudas Imagens) / Divulgação

Esta semana foi inaugurado na ilha o restaurante Forno Noronha, oferecendo incialmente pizza para os clientes, no bairro do Boldró. O diferencial do estabelecimento é o forno alimentado por lenha, o que poderia ser encarado como uma agressão ao meio ambiente, mas não é.  O forno utiliza  linhaça, uma espécie invasora que ameaça a vegetação nativa.

“Fernando de Noronha tem excesso de linhaça, quando concebi o restaurante eu estive no Instituto Chico Mendes e tive a aprovação para o uso dessa espécie por conta do problema, foi a fome com a vontade de comer.  Eu tenho usado a madeira que está na usina de reciclagem de lixo, mas já tenho um amigo que solicitou a retirada a espécie da casa dele”, expilou o proprietário do restaurante, Hélio Levinbuk.

O Forno Noronha está aberto à noite, oferecendo 40 opções de pizzas salgadas, desde as tradicionais como portuguesa, até as pizzas especiais com filé, lombo canadense, berinjela, abobrinha e ainda opções doces.

O espaço pode receber 80 pessoas e está funcionando à noite. A expectativa é trabalhar durante o dia, num prazo de um mês, aberto para o almoço. O  cardápio terá galeto, cordeiro, costela, legumes ao forno, filé à parmegiana e lasanha. “Queremos contar com os turistas e também a comunidade, essa área sempre foi frequentada pelos moradores, temos piscina, estamos aqui para servir a comunidade e os visitantes também”, finalizou Levinbuk.

G1