O complexo turístico proporciona aos participantes uma viagem aos velhos tempos, revivendo a cultura nordestina que vai desde a sua arquitetura, culinária, artesanato até crenças e tradições.

O Arraiá de Cumpade foi considerado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural – Idestur, como o 1º Produto Turístico Rural do Brasil e está inserido nas programações paralelas do “Maior São João do Mundo”

No distrito de Galante, distante apenas 8 km Campina Grande, tem início, hoje, a temporada 2016 do Arraiá de Cumpade. O Cumpade João  tem diversos convidados para as apresentações, a exemplo de Santana O Cantador, Capilé, Tom Oliveira, Sandra Belê, Santa, Gitana Pimentel, Niedson Lua, Roninho do Acordeon, Cris Oliveira, e grupos como Três do Nordeste e Forró Quentão.

Galante (Foto Teresa Duarte)
Cumpade João com Isaac Batista (Mais Brasil Turismo e integrantes do grupo folclórico

O evento, que foi considerado pela (Idestur) como o 1º Produto Turístico Rural do Brasil, está em sua 6ª edição e vai acontecer nos dias 04, 11, 12,18, 19, 23, 24, 25 e 26 do mês de junho, encerrando a programação no dia 02 de julho, sempre no período das 11h às 17h.

Na Divina Vila, uma pequena cidade cenográfica, os visitantes podem vivenciar momentos com a dona Aurinha, a benzedeira que tira todas as mazelas do corpo e que está à disposição na Casa da Rezadeira. Há muitos lugares para serem explorados: Armazém, Capela, Botequim, Casa de Redes, Tapiocaria, Doceira, Eestaurante Rural, Casa do Queijo de Cabra, entre outros ambientes.

Cumpade e Isaac Batista da Mais Brasil Turismo
Cumpade João e Isaac Batista da Mais Brasil Turismo

A cultura nordestina está exposta de forma clara nos traços produzidos no artesanato paraibano. Peças de destaques podem ser encontradas na Casa do Artesão, produzidas por Roosevelt Fernandes da Silva, do artesanato Gibão de Cor. Ele trabalha com o couro do bode na produção de sandálias, chapéu, gibão, carteira, chapéu de cangaceiro estilo Luiz Gonzaga, sandálias no estilo cangaceiro, cintos, entre outros.

Para garantir água durante o evento, os organizadores fizeram a perfuração de um poço com boa vazão. Neste ano, a decoração da Divina Vila é de Ruy Salles e, entre as novidades da edição 2016 estão a Praça de Encher o Bucho, onde ficarão localizados alguns petiscos como churrasquinhos e outros tira-gostos, além de bebidas, bem como o Jumento da Cerveja, que levará a bebida gelada em caçuás.

Cumpade no Araiá
Cumpade João

A atração principal do evento é o Cumpade João, uma figura autentica do Nordeste que preserva os cânticos e vestimentas do vaqueiro e comanda a animação da festa, ao som da sanfona, zabumba e triângulo, grupo de danças folclóricas, quadrilha junina e a tradicional procissão do vaqueiro, levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

São 10 dias de animação e muito forró pé de serra, nesse evento que está inserido nas programações paralelas do “Maior São João do Mundo”.  É promovido pelo Restaurante Rural Casa de Cumpade e a Mais Brasil Turismo, com apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O passaporte inclui open bar (cerveja, água, refrigerantes, café, sucos, cachaça e caipirinhas), apresentação cultural, forró pé de serra e visitação na Divina Vila.

Serviço:

O que é – Arraiá de Cumpade  é o 1º Produto Turístico Rural do Brasil e está inserido nas programações paralelas do “Maior São João do Mundo”.

Quando – 04, 11, 12,18, 19, 23, 24, 25 e 26 do mês de junho, encerrando a programação no dia 02 de julho, sempre no período das 11h às 17h.

Localização – situa-se num complexo turístico rural com, aproximadamente, 230 hectares, em Galante-PB, distrito de Campina Grande, na Fazenda Olho D’água, a apenas 8 km de Campina Grande.

Informações – www.maisbrasiltur.com.br ou www.casadecumpade.com.br

Fotos: Teresa Duarte