Representantes do MTur participam de Fórum Nacional de Turismo

0
78
Reunião do Fornatur - Crédito: Gustavo Messina / Divulgação

Técnicos participaram da 92ª reunião ordinária do Fornatur. Encontro, em Brasília, contou com representantes de 18 dos 26 estados, além do DF

Por Geraldo Gurgel

Representantes do Ministério do Turismo participaram na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília, da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Durante o encontro, os representantes de 18 dos 26 estados, além do DF, puderam apresentar suas demandas e foram informados das principais ações do MTur.

Entre os assuntos debatidos estava a liberação de recursos para a elaboração de projetos e até a execução de obras de infraestrutura. O Diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Pasta (Deotur), Rogério Cóser, lembrou que está prevista a liberação de R$ 5,4 milhões dento da Chamada Pública para financiar iniciativas como projetos de infraestrutura e planos de marketing. “Cada estado será contemplado com pelo menos uma demanda, entre as propostas inscritas”, assegurou Cóser.

Outro tema abordado foi a garantia do espaço destinado à promoção dos destinos turísticos durante o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) que será realizada entre os dias (27) e (29) de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Trata-se do maior evento do turismo brasileiro, de alcance internacional, e principal vitrine de promoção dos estados.

Todos os anos o Ministério do Turismo disponibiliza uma área de promoção dos destinos, igualmente dividida entre os estados. “Estamos, mais uma vez, viabilizando esse importante espaço de promoção do turismo. As negociações estão praticamente fechadas com a direção do evento”, anunciou Hercy Ayres, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

Ainda no Fornatur foi iniciada a discussão sobre o novo Cadastur, mais moderno e eficiente. O novo sistema de cadastramento dos prestadores de serviços turísticos será totalmente eletrônico, explicou Tamara Galvão, da coordenação de cadastramento e fiscalização do MTur. “O novo Cadastur vai propiciar um retrato mais fiel dos prestadores de serviços turísticos de maneira geral e facilitar o sistema de fiscalização dos prestadores de serviços de cadastro obrigatório”, explicou.

BRASIL CENTRAL – Após a reunião do Fornatur, os secretários de turismo do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Brasil Central (DF, GO, MT, MS e TO) fizeram uma reunião para promover a integração de roteiros e destinos turísticos dos estados do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins. Brasília é, atualmente, a principal porta de entrada dos turistas que visitam a região central do Brasil e já integra vários roteiros de natureza e aventura com o estado de Goiás.

A integração, promoção e desenvolvimento do turismo regional estão entre as premissas do Ministério do Turismo. O Sebrae e as Federações do Comércio dos estados, que participam do consórcio, também apoiam a integração de roteiros e qualificação profissional, entre outras propostas de desenvolvimento do turismo regional.

Ascom MTur