Remígio encerra Rota Cultural Caminhos do Frio em grande estilo

0
2838
“Vila do Frio”, Remígio (PB)

por Teresa Duarte

Participando pela segunda vez da Rota Cultural Caminhos do Frio, a cidade de Remígio, município com 20 mil habitantes, já colhe os frutos do investimento. Com o tema “Cultura e Agroecologia na Serra”, o evento que foi encerrado no último domingo, contou com toda a população que, de maneira responsável, foi montada a “Vila do Frio”, dando lugar as barracas para comercialização do artesanato, gastronomia, música, esporte e a cultura de um modo geral.

Prefeito de Remígio, Melchior Batista - Imagem: Teresa Duarte / Divulgação
Prefeito de Remígio, Melchior Batista – Imagem: Teresa Duarte / Divulgação

Conforme o prefeito Melchior Batista, o Caminhos do Frio despertou a população e veio contribuir para a melhoria na qualidade da música e o conjunto de atividades culturais desenvolvida no município. Com muito orgulho, o prefeito revela que hoje Remígio pode ser chamada de “a cidade da música”, com diversos grupos musicais, 12 bandas de fanfarras, Orquestra Filarmônica Municipal, Orquestra Sanfônica, e a sinfônica mirim, que está sendo criada por meio da Escola de Música Municipal.

“A questão musical é tão contagiante que nós já estamos pensando em criar uma orquestra sanfônica mirim porque tem várias crianças tocando sanfona”, explicou. A Rota também veio pra dar forte impulso na economia local por ser a primeira cidade da Paraíba a produzir o algodão colorido sem agrotóxico, comercializado para a Europa, “nós estamos projetando para fechar com chave de ouro, atrelando o produto ao artesanato local, ou seja, na criação da moda, com o incentivo à produção de peças locais com o algodão colorido”.

Cantor carioca, Alex Cohen - Imagem: O Concierge
Cantor carioca, Alex Cohen – Imagem: O Concierge

A participação da população local na Rota Cultural Caminhos do Frio é feita desde a escolha das atrações musicais, por meio de enquete via internet, até mesmo nos atrativos que compõem a “Vila do Frio”. No palco principal no sábado (22), tiveram shows da banda “Pra Que Nome” e do cantor carioca, Alex Cohen, que trouxe canções românticas para embalar a noite. Já no domingo (23) o palco principal ficou a cargo do cantor Alcimar Monteiro, que foi quem ganhou a enquete pública.

O resgate da agricultura local também está presente, já que o município é forte na agroecologia, com a possibilidade da produção e consumo de alimentos saudáveis, seguindo o movimento internacional, slow food que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, celebra o alimento de qualidade e o prazer da alimentação saudável. Segundo o prefeito, “Remígio tem uma variedade de produção com muitas verduras e frutas.”

Forró da Farinhada - Imagem: Teresa Duarte / Divulgação
Forró da Farinhada – Imagem: Teresa Duarte / Divulgação

Valorizando a cultura local, foi montado um espaço denominado de “Forró da Farinhada”, cenário muito bem montado em uma antiga casa de farinha, chamava atenção dos visitantes. Além de promover o autêntico forró pé de serra, os turistas também acompanharam de perto toda a produção da farinha de mandioca, bem como adquiriram o produto fresquinho a um preço mais acessível.

A geração de emprego e renda, bem como a  criação de novos empreendimentos também foi proporcionado com a realização do evento. Conforme o prefeito, foi na Rota Cultural do Caminhos do Frio 2016, que uma professora da rede municipal de ensino despertou para uma atividade no comércio, “a professora trocou a sala de aula para se tornar uma pequena empresária e, isso foi despertado quando ela participou da Rota vendendo salgadinhos e o negócio foi tão lucrativo que ela decidiu abrir uma lanchonete, enquanto que um homem que vendia cachorro quente, decidiu investir em uma churrascaria”, conta o prefeito.

Remígio é destaque na região do Brejo por ser o único município paraibano que ainda preserva o cinema na rua.Localizado numa casa antiga, o cinema conta com bilheteria, bomboniere, poltronas em couro e com filmes atuais, lançamentos que acontecem no Brasil, também podem ser visto no Cine RT simultaneamente. O município também é rico em escrituras rupestres, onde pode se fazer a Trilha da Pedra da Letra, local que contém mais de 100 inscrições rupestres. O esporte é uma característica marcante no município, todos os anos, ocorre a Corrida Internacional de Remígio, maior corrida de rua do interior do Nordeste, contando com alguns participantes da São Silvestre, a exemplo dos corredores africanos que participam também de competições realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com tantas realizações o prefeito busca agora investimentos na área da infraestrutura turística. Muito embora o município já conte com duas pousadas, o prefeito considera pouco e pretende montar estratégia para o acolhimento do turista, “nós queremos ampliar a oferta de meios de hospedagem para suprir o crescimento de turistas durante os finais de semana e, em especial, durante o desenvolvimento de eventos e projetos, por isso, nós já estamos atuando por meio do sistema de reservas de hospedagem Airbnb, onde alguns imóveis da cidade podem ser utilizadas para atender os turistas”, finalizou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2017 acontece até o próximo domingo no município de Solânea com o tema “Memorial de Fé, Arte e Cultura”. Após Solânea será a vez do município de Serraria (31 de julho a 6 de agosto) sedia o evento, seguindo para Bananeiras (7 a 13 de agosto), Matinhas (14 a 20 de agosto), Alagoa Nova (21 a 27 de agosto) e Alagoa Grande (28 de agosto a (3 de setembro). A rota Cultural Caminhos do Frio é o principal evento turístico da região do Brejo paraibano, sendo ele realizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e conta com apoio do Governo do Estado.