Quem não ama picolé? No verão, curtindo uma praia ou depois do almoço, como sobremesa. A criançada não dispensa em época/hora nenhuma. Mas será que picolé é saudável? Quem está seguindo uma dieta pode consumir? Vamos saber mais um pouco.

Picolé (português brasileiro) ou gelado (português europeu) é uma variedade de sorvete que é suco de fruta solidificado em bloco retangular ou cilíndrico com um palito atravessando verticalmente. Existem vários sabores de picolés dos mais simples de frutas aos mais elaborados com iogurte, chocolate, usando oleaginosas, creme de leite, leite condensado, gorduras, etc. Aí que mora o perigo. São tantas variações que os mais simples foram trocados pelos que possuem uma casca, geralmente de chocolate, e por dentro é um creme muitas vezes abusando de açúcares e corantes. Estes, sim, engordam.

Se você não pode viver sem picolé, não se preocupe. Com a moda de suco detox e alimentação funcional, surgiram os picolés saudáveis e menos calóricos. Dentro de uma alimentação saudável e variada, os picolés até ajudam a emagrecer, ganhar massa muscular, prevenir celulites, ajudar no bronze, etc. Adicionar chás como de hibisco e o verde, alimentos termogênicos como gengibre, pimenta e canela, colaboram com a queima calórica. Picolés de frutas ricas em antioxidantes colaboram para melhorar pele, cabelo e a evitar a temida celulite. E quem está na onda “fitness”, o picolé ainda pode levar uma carga extra de proteína associando ou não suplementos que ajudam na recuperação muscular.

Vamos às receitas:

picole-kiwiSó de frutas – este é perfeito para quem está querendo emagrecer. tem base de fruta. Sem adição de açúcar. A canela, o hibisco e o gengibre são termogênicos. Dica: não retire as sementes da melancia, pois é uma boa fonte de cálcio. Os ingredientes desta receita são apenas um exemplo de picolé termogênico, pode trocar as frutas e deixar do seu agrado.

Ingredientes:

>2 fatias grandes de melancia com sementes

>1 xícara (chá) hibisco com gengibre

>1 colher (café) de canela

>1 kiwi para decorar

Modo de preparo:

Forre um copinho com kiwi e leve ao congelador. Bata todos os demais ingredientes. Despeje o suco nos copinhos com o kiwi e leve para congelar. Espere um pouco para ganhar consistência e espetar os palitos. Pode trocar, por exemplo, a melancia pelo melão, colocar folhas de hortelã fresco, use a criatividade.

 

picolé detoxSuco detox – aquele suco verde que você ama tomar pode virar picolé. Para evitar a retenção de líquidos usamos os compostos diuréticos do aipo. Para ajudar na digestão tem o chá de erva doce. Ainda possui compostos detoxicantes graças à couve.

Ingredientes:

>2 kiwis maduros

>3 talos de aipo

>1 folha de couve mineira

>100 ml de água de coco

>100 ml de chá de erva doce

>3 colheres (chá) de mel com própolis ou açúcar de coco

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe, se desejar, e despeje o suco em forminhas e leve para o congelador. Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

 

picolé de manga e bananaCom Iogurte – para ficar com a consistência mais cremosa, podemos adicionar iogurte desnatado, ou sem lactose, ou de soja, o iogurte que atenda às suas necessidades. As frutas deste picolé são especiais, sabia que um copo de suco de manga fornece boa quantidade de beta-caroteno, este que usamos para produzir vitamina A, que auxilia na saúde dos olhos, pele e ossos? Já a banana fornece triptofano, que nosso corpo converte em serotonina, o hormônio do bom humor. Tem até relatos que seu consumo constante diminui os sintomas de depressão.

Ingredientes:

>2 mangas

>1 banana média

>1 pote de iogurte desnatado

Modo de fazer:

Bata as frutas no liquidificador e acrescente o iogurte. Coloque em forminhas com o palito e espere algumas horas, até ficar no ponto de picolé e se delicie!

 

picolé fitPicolé Fitness – para quem está na onda das academias, querendo ganhar massa muscular, esta opção pode servir de pós-treino ou em lanches para garantir a recuperação muscular. Temos proteína de rápida e lenta absorção (iogurte + whey), também fonte de carboidrato, da queridinha fruta fitness, a banana, e temos gordura boa (óleo de coco e cacau) que vai agir como termogênico e energia para os músculos.

Ingredientes:

>1 copo de leite de amêndoas ou 1 copo de água

>1 copo de iogurte desnatado (ou grego zero, ou de soja, ou sem lactose, atendendo às suas necessidades)

>1 medida de 20 g de whey protein sabor baunilha ou chocolate (ou outra proteína que esteja usando)

>2 colheres (café) de óleo de coco

>2 bananas maduras

>1 colher de cacau orgânico em pó (opcional se escolher o whey de chocolate)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em forminhas e leve para o congelador. Se estiver muito mole, espere congelar um pouco para espetar os palitos, se a consistência estiver grossa e dê para segurar os palitos no centro, pode por os palitos.

 

Ainda está achando complicado? Não consegue chegar ao ponto certo? Tem uma receita mais prática e fácil de fazer.

 

IMG_20140425_133457Picolé de banana – Basicamente é um picolé pronto! O frízer irá fazer todo o trabalho.

Ingredientes:
>4 bananas sem casca e cortadas ao meio na horizontal
>225 g de chocolate picado 70% cacau ou mais (ou zero, ou de soja, ou faça uma caldinha usando cacau em pó, leite desnatado e adoçante)
>1/2 xícara de castanha de caju torrada e picada sem sal
>8 palitos de picolé ou palitinhos de churrasco (usei os palitos da minha forma de picolé)
Modo de preparo:
Cortadas as bananas, espete cada pedaço com um palito e coloque em um prato amplo e leve para congelar. Eu coloquei à noite para poder fazer o picolé de sobremesa para o almoço do outro dia, mas bastam 2 horas. Derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe as bananas no chocolate derretido. Se necessário, espalhe o chocolate com uma colher para cobrir toda a banana. Passe as bananas nas castanhas picadas e sem sal, coloque sobre o prato e leve de volta ao congelador por mais 2 horas. As fotos são da minha experiência fazendo este picolé. A família adorou!

Façam as receitas, me contem o que acharam, mas lembrem-se: COM MODERAÇÃO.

IMG_20140425_133249