A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lançou edital para selecionar 11 obras de arte inéditas para a abertura do XV Salão Municipal de Artes Plásticas 2014, o SAMAP. Nove trabalhos já foram contemplados pelo último edital, de forma que este visa a compor o acervo restante. As inscrições vão de 3 de setembro a 3 de outubro.

O SAMAP será realizado de 3 de dezembro de 2014 a 3 de março de 2015, no Casarão 34. Todos os artistas participantes receberão prêmios no valor de R$ 2,5 mil, chegando a R$ 10 mil para os quatro trabalhos mais bem avaliados.

“Oportunizamos aos artistas que não tenham se inscrito no primeiro concurso, bem como àqueles que ficaram em alguma das fases do anterior, a rever seus projetos, organizar a documentação e aproveitar a nova chance”, reforça Sidney Azevedo, diretor do Casarão 34.

Podem concorrer trabalhos em pintura, desenho, gravura, fotografia, vídeo, instalação, performance, objeto, escultura etc. A condição impeditiva para participar é não ter sido contemplado na última edição do salão, nem guardar qualquer vinculação com o poder público municipal. É preciso também estar em dia com as receitas de todos os entes federativos (mediante a apresentação de certidões negativas no ato da inscrição) e ficar atento às especificações técnicas da obra de arte a ser apresentada, sem a qual o seu descumprimento gera imediata desclassificação.

A seleção será feita de 28 a 30 de outubro e os 11 nomes, conhecidos a partir de 3 de novembro pelo portal da PMJP. De acordo com o edital, as obras terão o prazo de 4 a 21 de novembro para serem entregues ao Casarão 34 e os prêmios só serão anunciados no dia da abertura do salão.

“Depois de quatro anos, o Samap retorna ao belo Casarão, prédio histórico pertencente ao acervo arquitetônico da Arquidiocese da Paraíba e com vocação para a realização de exposições de artes visuais”, acrescenta Sidney.

Cronograma 

(acompanhamento pelo portal joaopessoa.pb.gov.br)

Inscrições: 3 de setembro a 3 de outubro

Análise documental: 13 a 17 de outubro

Publicação do resultado da análise documental: 21 de outubro

Recursos da análise documental: 22 a 24de outubro

Publicação da lista dos aptos à avaliação de mérito: 27 de outubro

Avaliação de mérito: 28 a 30 de outubro

Publicação do resultado final: 3 de novembro

Recepção das obras: 4 a 21 de novembro

Realização do XV Samap: 3 de dezembro de 2014 a 3 de março de 2015

Fotos: Rafael Passos