O Hospital Português informou, na noite desta terça-feira (22), que houve um agravamento do quadro clínico do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos. Ele está internado na unidade hospitalar, localizada em Recife , desde a segunda-feira (21) quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, a situação de Ariano é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada. O escritor permanece internado na UTI Neurológica, em coma e respirando com a ajuda de aparelhos .

Autor de ‘O Auto da Compadecida’, entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, ‘Uma Mulher Vestida de Sol’, ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Ele tem contos e Livros adaptados para a televisão e para o cinema, entre eles ‘O Auto da Compadecida’ foi adaptado para a TV e para o cinema, enquanto ‘Romance d’A Pedra do Reino’ e ‘O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’ deu origem à minissérie ‘A Pedra do Reino’, exibida na Rede Globo em 2007.

Jornal da Paraíbaariano-suassuna-foto-antonio-david