A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) promove, na próxima segunda-feira (16), a comemoração junina dos usuários e servidores da instituição. A Fundação atende, por mês, mais de 3 mil pessoas com deficiência e a festa de São João é uma das mais esperadas do calendário, envolvendo não só usuários, mas também familiares e reabilitadores, além de convidados. O evento vai começar às 14h, com o pronunciamento da presidente da Fundação, Simone Jordão, e conta com uma vasta programação cultural promovida pelo Núcleo de Vivência e Artes da Funad (NVA).

18.06.13-quadrilhando-sobre-rodas_funad_fotos-roberto-guedes-secom-pb-78

O Arraial da Funad será aberto com a apresentação do projeto “Quadrilhando sobre Rodas”, que promete repetir o sucesso do ano passado, quando se apresentou pela primeira vez e conquistou o público. A iniciativa visa fortalecer a inclusão através da arte, no contexto da cultura popular junina e pretende mostrar a sintonia entre cadeirantes, deficientes intelectuais e profissionais da Funad.

 O projeto, desenvolvido pelo NVA, é conduzido pelo reabilitador Josinaldo Flores e envolve 20 pessoas, sendo 14 cadeirantes e 6 pessoas com deficiência intelectual e professores. Este ano, o tema da quadrilha é “O amor de São João, festa no coração” e retrata a inocência dos amores nascidos nos festejos juninos. Lembra também as crenças populares, como as adivinhações comuns nas festas do interior. Segundo os organizadores, o casamento matuto será um espetáculo à parte.

18.06.13-quadrilhando-sobre-rodas_funad_fotos-roberto-guedes-secom-pb-11

Outro momento da festa é a apresentação da quadrilha e do grupo folclórico da Escola Ana Paula, da Funad. Em seguida,haverá a apresentação do Grupo Encantos, formado por mães e usuários, que trabalha a reabilitação das pessoas com deficiência e familiares, através da música. O coral vai apresentar composições juninas e outras canções consagradas por nomes famosos da música nordestina .

O evento será animado por um trio de forró, que fará a animação com muito xote, xaxado e baião. Todos poderão participar do arrasta-pé e é um dos momentos mais esperados da festa. Para finalizar, será servido um lanche e, em seguida, começa a festa dos servidores.