“Projeto Limpa Praia” Abrajet PB chama atenção para responsabilidade ambiental

0
2197
"Projeto Limpa Praia" Abrajet PB - Imagem: O Concierge

por Alessandra Lontra

O projeto “Limpa Praia” encabeçado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba, Abrajet – PB teve início hoje, quarta-feira de Cinzas, (01) de março, com uma caminhada de, aproximadamente, 1,5 Km, onde jornalistas, representantes de órgãos públicos do Estado e do Município, trade turístico de João Pessoa, sociedade civil, juntamente com os garis da Emlur, recolheram o lixo na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Nem a forte chuva que caiu na manhã de hoje demoveu os jornalistas de turismo da Abrajet – PB e demais participantes que abraçaram a campanha “Limpa Praia” Abrajet – PB de fazerem a caminhada.

Durante o percurso pela praia, a Presidente da Abrajet – PB, Messina Palmeira, com microfone e som ligados, ia alertando e conscientizando os moradores, turistas e proprietários dos bares a preservar o meio ambiente e a não jogar lixo na praia. Também foram distribuídos sacos de lixo para as pessoas que se encontravam na praia, para que elas recolhessem seu lixo pessoal e o depositassem nas lixeiras espalhadas na orla da praia do Cabo Branco.

Lixo coletado durante a caminhada - Imagem: O Concierge
Lixo coletado durante a caminhada – Imagem: O Concierge

Ao logo do caminho, foram recolhidos diversos tipos de lixo, como, latas de alumínios, garrafas de vidro, garrafas de plástico, sacos plásticos, coco verde; mas, o que mais chamou me chamou a atenção foi a grande quantidade de microlixo, aqueles lixos bem pequenos: tampinhas plásticas, tampinhas de metais, canudos, saquinhos plásticos, piolas de cigarros e palitos de picolé.

Justamente por serem menores, acabam muitas vezes enterrados na areia e passam despercebidos, causando grande prejuízo ao meio ambiente e ao ecossistema marinho, pois os animais marinhos, como as tartarugas, peixes de maior porte e aves, morrem asfixiados ao engolir esse tipo de lixo.

Na Paraíba, existem tartarugas marinhas que aparecem na faixa litorânea Sul e Norte. Muitas tartarugas morrem precocemente por causa do lixo deixado nas praias e que acaba indo para o mar, causando um grande desequilíbrio no ecossistema marinho, pois, das tartarugas que morrem 60% delas, segundo pesquisa da Ong Guajiru Tartarugas Urbanas, são jovens e não chegam à idade adulta e de reprodução.

IMG_4315
Paisagista Alice Fernandes – Imagem: O Concierge

Ao final do percurso, todo o lixo coletado foi reunido num círculo emoldurado com galhos secos e conchas confeccionados pela paisagista Alice Fernandes, e deixado no local simbolizando a importância de preservar as nossas praias sempre limpas.

Mesa de frutas preparada pelas empresárias de Eventos Francisca Brito e Alice Fernandes - Imagem: Messina Palmeira
Mesa de frutas preparada pelas empresárias de Eventos Francisca Brito e Alice Fernandes – Imagem: Messina Palmeira

Em seguida o grupo foi convidado a se servir na linda mesa de frutas preparada pelas empresárias de Eventos Francisca Brito e Alice Fernandes, em parceria com o Sebrae PB.

Grupo Catadores de Artes, liderado pelo maestro Jairo Gomes - Imagem: O Concierge
Grupo Catadores de Artes, liderado pelo maestro Jairo Gomes – Imagem: O Concierge

E para fechar o evento, teve apresentação do grupo Catadores de Artes, liderado pelo maestro Jairo Gomes, trazido pela Chefe de Divisão de Arte e Cultura da Emlur, Antônia Sousa, que contagiou a todos, que não resistiram, e caíram na dança.

A Presidente da Abrajet-PB, Messina Palmeira, ficou muito satisfeita com os resultados da caminhada de hoje e disse que “esta caminhada é a primeira de muitas que virão”. Destacou  também que esse é um trabalho de sensibilização, educação e limpeza simbólica da praia. Messina anunciou que recebeu o convite para fazer essa mesma ação na Praia do Seixas, e que, em breve, divulgará a data. Para a ação da Praia do Seixas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman) já confirmou que serão distribuídas mudas de coqueiros para serem plantados durante o percurso.

Fizeram a caminhada “Limpa Praia Abrajet – PB 2017” além da Presidente da Abrajet – PB, Messina Palmeira e do Vice-presidente, Romero Rodrigues, vários outros jornalistas Abrajeteanos. Também abraçaram o projeto participando da caminhada a Presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, o Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Graco Parente,  o Promotor da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa,  a Gestora de Turismo do Sebrae PB, Regina Amorim, o Diretor Técnico do Sebrae PB, Luiz Alberto Amorim, o Deputado Estadual, João Gonçalves, a Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih – PB), Manuelina Hardman, Paula Frassinete (ex-vereadora e ambientalista); representantes da Associação Paraibana dos Amigos Natureza, Aspan, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semam, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, Emlur e outros.

O projeto Limpa Praia é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba, Abrajet PB e da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, com apoio da Fecomércio, Unipê, OCB, Massai, Rede Nord, Clube dos Oficiais, Água Mineral Sublime e Emlur.

Galeria de fotos: