Embratur e secretários de Turismo discutem como intensificar a promoção da região no mercado internacional

Representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e das secretarias de Estado de Turismo de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal discutiram ações para o relançamento do projeto Brasil Central Tur no Exterior. A reunião foi promovida pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) com o objetivo de incrementar o turismo na região.

Durante o encontro, foi discutida a repercussão positiva no mercado internacional sobre a Copa do Mundo. Os secretários estaduais querem aproveitar a visibilidade que a região teve, já que Cuiabá foi uma das sedes do Mundial, para continuar a promoção e divulgação do Centro-Oeste como destino turístico.

“Temos que aproveitar a excelente imagem que o Brasil passou para todo o planeta, com a organização da Copa2014, e intensificarmos a exposição de todas as regiões do País. Foi justamente esse o objetivo do Governo Brasileiro quando decidiu realizar a Copa em 12 cidades-sede”, comentou Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.

“Nesse encontro nós fundamentamos o potencial turístico da nossa região e a necessidade desenvolvê-lo ainda mais, aproveitando o boom da Copa do Mundo e o grande projeto Brasil Central Tur, que é uma ferramenta que irá atrair mais turistas, dará mais visibilidade às nossas cidades e movimentará a economia local”, declarou o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila.

Todos os representantes das Secretarias de Turismo de MT, MS, GO e DF presentes no encontro aprovaram a iniciativa. A proposta é relançar, no mês de outubro, uma nova plataforma no site oficial do programa, nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google +, Pinterest, Flickr) e no aplicativo para Iphone, Ipad e Android.

“Com o intuito de potencializar o nicho internacional, a ideia é divulgá-lo na Feira de Salão Internacional Top Resa, que ocorrerá em Paris, entre 23 e 26 de setembro onde inclusive , será  realizado  um work shop,  denominado “Brasil Central Sensacional” , com todos os estados da região Centro-Oeste e o DF , utilizando a nossa capital da Republica como ‘hub’ aéreo internacional   , bem como na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, que acontecerá entre 25 e 28 de outubro em Buenos Aires, na Argentina”, detalhou Lomanto.

O projeto

Criado em 2012, o Brasil Central Tur tem o objetivo de divulgar as atrações do Centro-Oeste em plataformas digitais e fomentar o turismo e a economia da região. Oferecerá sugestões de roteiros, gastronomia, passeios ecológicos, dicas de viagem e apresentará pontos turísticos da região ainda pouco explorados. Todo o material produzido será trilíngue (português, espanhol e inglês). Terá peças planejadas para as redes sociais e para o aplicativo de telefones.

A atuação nas redes sociais será a ponte entre o turista e os roteiros de viagem com o objetivo de tirar dúvidas e fornecer novidades sobre cada local. Conteúdos dinâmicos e descontraídos vão facilitar o engajamento dos usuários. A interatividade fará com que as páginas e perfis funcionem como troca de experiências.

O objetivo institucional para a Embratur e o Ministério do Turismo  na parceria com a Sudeco, desta relevante iniciativa de promoção integrada da região Centro Oeste,  será o reforço do produto turístico “Brasil Central” , dentro do conceito da política de regionalização do Turismo, implementada pelo Ministério do Turismo.

Ascom/ Embratur