Brasil Sensacional, ação da Embratur para promover o País na França, começa no próximo sábado, 12, em tradicional jardim parisiense. No dia 15, acontece o Goal to Brasil na capital francesa

A partir do próximo sábado, o verde e o amarelo, tradicionais cores do Brasil, vão colorir a primavera parisiense numa grande ação de promoção realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no  Jardin d’Acclimatation (nome em francês). Inaugurado pelo imperador Napoleão III em 1860, o jardim vai abrigar a exposição Brasil Sensacional, uma viagem sensorial pela cultura brasileira. Três dias depois, no mesmo cenário, acontecerá o Goal to Brasil.

“Temos muito orgulho em realizar essa exposição no Jardin D’Acclimatation e levar nossa riquíssima cultura a todos os franceses. Durante quatro semanas, os visitantes do tradicional Jardin D’Acclimatation vivenciarão um pouco do Brasil, antecipando o que poderão ver aqui, quando chegarem para a Copa”, afirmou o presidente interino da Embratur, Vicente Neto.

Ao visitar a exposição Brasil Sensacional, os franceses poderão conhecer a música, os mais diferentes ritmos de dança, a gastronomia, a arquitetura, as brincadeiras infantis, sem esquecer, é claro, do esporte, já que faltam poucas semanas para o pontapé inicial do maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo FIFA 2014.

“Funcionará como uma degustação do que o Brasil tem a oferecer para o turista estrangeiro. Vamos trabalhar com elementos da nossa cultura e ícones nacionais como estratégia para atrair os franceses”, comentou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Na entrada do Jardin, o artista plástico carioca Marcelo Jácome instalará um longo e multicolorido corredor de 26 metros, onde os visitantes farão a “passagem” entre a França e o Brasil. Em seguida, a viagem continua através do caleidoscópio gigante da arquiteta Daniela Bussarello, onde a gastronomia, as artes e a música brasileiras estarão expostas ao público.

O renomado fotógrafo Araquém Alcântara levará uma seleção de fotografias que retratam o cotidiano dos povos indígenas da Amazônia.  Considerado um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil, Araquém desenvolve há mais de 30 anos, um trabalho de documentação dos parques nacionais e dos povos indígenas do País.

A arte de rua e o design brasileiros também serão levados a Paris para a exposição promovida pela Embratur. Durante a Brasil Sensacional, o grafiteiro paranaense Rimon Guimarães irá executar – diante do público – uma obra gigante. Já o designer Zanini de Zanine vai expor a obra Gioco, que lembra cavalinhos infantis.

Os 19 hectares gramados do Jardin d’Acclimatation ganharão mais cor e vida com os 1.500 cataventos azuis, amarelos e verdes que reproduzirão, em pleno Bois de Bologne, o colorido das matas brasileiras. Redes e cadeiras de praia feitas em tecido de chita arrematam o clima tropical brasileiro tão desejado pelos franceses. Até uma réplica do avião 14Bis, cujo voo inaugural aconteceu na capital francesa em 1906, e campos de vôlei e de futebol de praia fazem parte da Brasil Sensacional.

A Embratur vai promover ainda shows de artistas nacionais como Ed Motta, Daniela Mercury e de grupos folclóricos como o Boi de Pirilampo do Maranhão. Rodas de samba, de capoeira, de frevo, além de oficinas de percussão e momentos de degustação da variada gastronomia brasileira encantarão os 400 mil visitantes esperados durante as quatro semanas da exposição Brasil Sensacional.

19ª edição do Goal to Brasil

Na próxima terça-feira, 15, a Embratur realiza a última edição do Goal to Brasil – Encontros Brasileiros – antes do apito inicial da Copa, que vai acontecer no dia 12 de junho. O evento na capital francesa também será realizado no Jardin D’Acclimatation, aproveitando o espaço da exposição Brasil Sensacional. A ação reunirá os mais importantes atores do trade francês, que conhecerão em detalhes os destinos e produtos turísticos brasileiros.

Franceses no Brasil

A França ocupa o terceiro lugar, entre os países europeus, que mais enviam turistas ao Brasil, ficando atrás apenas da Itália e da Alemanha. No ranking mundial, a França fica na 8ª colocação. Em 2012, 218.626 cidadãos franceses visitaram o Brasil. Em média, eles ficam 23,6 dias e gastam, per capita, U$S 1.509,62.

ASCOM/Embtarur