Presidente do BID quer fazer de João Pessoa exemplo para Nordeste do Brasil

0
44
Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo - Imagem: Divulgação

Depois de cumprir agenda com diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos Estados Unidos, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também participou de audiência, nesta terça-feira (5), com o presidente do organismo internacional, Luis Alberto Moreno. O gestor colombiano destacou a presença da Capital paraibana no programa “Cidades Sustentáveis” e reforçou que a intenção é “fazer de João Pessoa exemplo para o Nordeste do Brasil”.

Em vídeo ao lado de Luciano Cartaxo, Alberto Moreno apontou a troca de experiências entre prefeitos da América Latina como um importante avanço na execução de políticas públicas. O presidente também disse que espera trabalhar em parceria com a Prefeitura da Capital para que “os cidadãos de João Pessoa tenham uma vida melhor”. O plano “João Pessoa, Cidade Sustentável”, firmado junto ao BID, prevê U$ 100 milhões em investimentos para os próximos 30 anos.

A última etapa missão técnica para o convênio foi concluída durante a visita do prefeito aos EUA. Com o término desta fase, os documentos serão então encaminhados à Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília. A PMJP já iniciou parte dos projetos que foram incluídos como contrapartida, a exemplo de novos residenciais como o Vista Alegre e o Novo Parque da Lagoa. Entre as novas ações previstas no plano de ação estão o Centro de Controle da Cidade, integrando diversos setores da administração, a construção de novas moradias e a implantação da Escola de Gestores, voltada para os servidores municipais.

Cidades inovadoras competitivas – Nesta quarta (6) e quinta-feira (7),  o prefeito Luciano Cartaxo participa de seminário internacional com gestores públicos e especialistas de toda América Latina sobre cidades e competitivas. João Pessoa foi convidada por integrar a rede de “Cidades Sustentáveis” do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo considerada, pela instituição, como a capital mais avançada no programa do País.

Secom JP