Na penúltima noite do São João Pra Valer de João Pessoa a animação    continuou em alta nos polos juninos instalados em bairros da Capital. Neste sábado (28), os moradores do Valentina Figueiredo, Cristo e Mandacaru, além do Largo da Gameleira, puderam prestigiar a apresentação   de quadrilhas juninas e shows musicais.

No polo de Mandacaru, por exemplo, a população    pode apreciar o show da cantora Renata Arruda, que interpretou grandes sucessos do forró de músicos    consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. A cantora revelou que esta foi uma experiência nova, pois se apresentou para um público que normalmente não está habituado ao seu estilo musical   . “É uma experiência bacana cantar para pessoas que nunca me viram. É a primeira vez que estou cantando aqui”, explicou.  Antes de Renata Arruda subir ao palco, a população prestigiou a Quadrilha Junina Mangue Seco e o Forró Primeira de Luxo.

polos-dia-28

Já no bairro do Valentina, nem mesmo a chuva foi capaz de impedir que os moradores participassem das festividades da véspera de São Pedro. O ponto alto da noite foi a apresentação de quadrilhas, com destaque para a Fazenda Lampi   ão, hexacampeã do Festival de Quadrilhas da Paraíba. O fundador do grupo, Leonilson Aquino, mas que prefere ser chamado de Coroné Chumbinho, disse que após o fim dos pavilhões nos bairros, os polos são uma maneira de manter viva a tradição junina. “Os polos são a nossa oportunidade de se apresentar e da comunidade poder assistir. E hoje, após o sufoco do jogo do Brasil, nada melhor que dançar para extravasar”, brincou o Coroné.

A população local aprovou o polo. Um exemplo disso é o estudante Heverson Sousa. Apesar de ansioso para ver a apresentação da quadrilha, afirmou estar gostando das atrações musicais, como a Banda Bereguedê, e aprovou a iniciativa de descentralizar as festividades juninas. “É muito bom ter esse tipo de atividade no bairro, porque o morador não precisar sair”, defende o estudante. No polo do Valentina se apresentaram ainda Marluce Forrozeira e as quadrilhas Tiko Show, Explode Coração e Lageiro Seco.

polos-dia-28-2

Os comerciantes locais também comemoraram a realização da festa nos bairros e viram no evento uma oportunidade de ganhos extra   . Para a comerciante Rosilene Brito, que montou uma barraca de bebidas próximo ao polo do bairro do Cristo, as vendas no local surpreenderam. “O comércio   aqui hoje foi melhor que em muitos eventos, até mesmo na praia, onde costuma dar muito público. Essa é uma excelente oportunidade de ganhar um pouco mais de dinheiro”, comemorou. No bairro do Cristo, a banda Cavalo    Criolo e a dupla Vinicius & Sobral foram os responsáveis pela animação.

No Polo Tambaú, localizado no Largo da Gameleira, turistas e moradores locais apreciaram a apresentação das duplas de repentistas João Paulo e Moreirinha e Soledade e Minervina, da Capoeira Afro Nagô e da Quadrilha Junina Sanfona Branca. O encerramento da noite ficou por conta de Jairo Madruga.