Prefeitura de Conde divulga programação do Carnaval 2018

0
174
Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Conde, divulgou nesta sexta-feira (2), a programação oficial do carnaval 2018 do município. Com o tema “Povos Unidos no carnaval Cultural de Conde 2018”, a festa será realizada nos dias (10), (11), (12) e (13) de fevereiro. O Conde traz novamente um carnaval democrático e popular, seguindo as tradições dos blocos de rua, shows com ritmos variados e festa sendo realizada no Centro de Conde e em Jacumã.

A prefeita, Márcia Lucena destacou a importância da festa para o município e ressaltou que diferente do ano de 2017, esta edição será totalmente gratuita e sem espaços pago. “Estamos trazendo uma festa ainda mais diversificado que no ano passado, com o diferencial de que as pessoas não precisem pagar. Continuamos na linha cultural, preservando a nossa cultura, mas também diversificamos com outros ritmos que animam a festa, como o axé, o frevo, entre outros ritmos”, disse.

A festa tem início já no próximo domingo, dia (4) de fevereiro, com a I Remada de Carnaval, um evento criado pela Secretaria de Turismo em parceria com o Grupo Caiaque PB, que entra na ação do turismo de aventura oferecido nas rotas turísticas da cidade. O grupo vai se concentrar na Praia do amor a partir das 10h da manhã e sairão numa grande “barqueata” de caiaques até a pedra do lagostim, uma distância de aproximadamente 850 metros da costa da praia.

“A Pedra do Lagostim é um espaço pouco conhecido pelas pessoas, são piscinas naturais que se foram nesta área, e com este evento, iniciamos as nossas prévias, além de apresentar para as pessoas, um local novo, mas sempre preservando-os de forma a não prejudicar a fauna local”, ressaltou a prefeita.

Este ano, a abertura será mais um vez no Centro do município de Conde, onde serão realizados shows, desfiles de orquestras de frevo, ala ursas e o segundo ano do Bloco Cafuçu na cidade. A festa tem início as 16h do sábado (10), com animação da orquestra Spok e DJ Brasinha. A partir das 20h começam as apresentações no palco principal, onde se apresentam a cantora pernambucana, Lia de Itramaracá, a cantora paraibana Diana Miranda e encerrando a noite, o Dj Patrick.

A partir do domingo (11) até a terça-feira (13), a folia se concentra na Costa de Conde, com o desfile de blocos e os shows que este ano serão realizados na Avenida Ilza Ribeiro (principal de Jacumã). “Este ano alteramos o local dos shows, por causa das obras da orla na Praia de Jacumã e concentramos a festa no corredor da folia, na avenida principal de Jacumã”, afirmou Márcia Lucena.

Nas praias de Tabatinga, Tambaba e Carapibus, a animação ficará por conta dos blocos Nandão, Pega na Biluca e Curicas e Curicos, que desfilam nos dias (11), (12) e (13), respectivamente. No Loteamento Village Jacumã, a animação fica com o Bloco Marujos do amor, que desfilam pelas ruas do bairro no domingo (11) a tarde.

Em Jacumã, que este ano tem atrações variadas como  Cida Alves, Mira Maya, Salete Marrom, Rafael Bezerra, Pegada da Galera, entre outros artistas se apresentando no palco principal com shows noturnos, durante o dia, os foliões vão poder acompanhar os blocos das Virgens de Jacumã, Cadeirudo, os Oliveiras, Boca de Litro, entre outros, que este ano serão todos puxados por orquestras de frevo, resgatando ainda mais a tradição do carnaval de rua, onde todos podem se divertir com suas famílias.

Outro ponto destacado plea prefeita, diz respeito a logística de trabalho que está sendo desenvolvida. “Tudo o que foi feito o ano passado em relação a logística de festa, será repetido este ano. Contaremos com a presença da Cavalaria, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, atendimentos de saúde, entre outros atendimentos e direcionamentos voltados para os foliões. Será uma festa maior e mais organizada que a festa do ano passado”

Mobilidade durante os dias de festa

A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, preparou algumas modificações no trânsito que dá acesso aos principais corredores da região de Jacumã. Estas mudanças têm como principal objetivo, oferecer um melhor fluxo no tráfego de veículos, que durante o período carnavalesco, aumenta consideravelmente.

Binário

O fluxo de veículos será operado por um binário, com duas ruas de mão única: Antônio Ribeiro e José Miguel dos Santos (sentido Sul – praias) e Prof.ª Maria Almeida e João Alves dos Santos (sentido norte – João Pessoa). As demais ruas do binário funcionarão como mão dupla. Medidas de restrição de estacionamento nas áreas do binário serão tomadas e sinalizadas para este fim.

Trecho Fechado

Para o desfile dos blocos e apresentação das atrações musicais no palco do Corredor da Folia, o trânsito para veículos da Rua Ilza Ribeiro será totalmente fechado durante todo o carnaval no trecho que vai da Rua Abílio dos Santos Ribeiro até o segundo Posto de Gasolina (esquina com a Rua Etelvina do Nascimento Freire). Os moradores e visitantes locados neste trecho fechado poderão acessar às suas garagens com seus veículos das 03h (três horas) às 12h (meio dia) por todos os dias do Carnaval, assim como para veículos de carga e descarga dos comércios instalados na avenida. Será PROIBIDO ESTACIONAR ao longo da Av. Ilza Ribeiro no trecho fechado durante todo o período do Carnaval.

Como o trânsito estará bloqueado durante todo o Carnaval no trecho urbano de Jacumã da PB-008, a Prefeitura recomenda aos foliões e turistas que queiram aproveitar as praias o uso do Contorno de Jacumã, alça que dá acesso direto às praias do Litoral Sul – Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba.

Os foliões que quiserem utilizar o transporte público, a empresa Santa Maria, responsável pelos ônibus que circulam no município segurá fazendo as linhas PB 018 (Via Conde) e PB 008 (Via Mangabeira Shopping). Durante os dias de festa, os ônibus circularão em horários especiais.

Segurança do Folião

A Guarda Municipal de Conde vai contar com postos localizados em pontos estratégicos: no palco cultural e um em cada ponta do Corredor da Folia (Rua Ilza Ribeiro). Além da criação destes postos, o efetivo da guarda também estará circulando nas imediações, dando orientações aos foliões. A Polícia Militar vai acompanhar os blocos e fazer a segurança da quadra durante a noite.

Ações das Secretarias e Coordenadorias

Durantes os dias de festas, as equipes da Secretaria de Saúde, Trabalho e Ação Social, Ouvidoria do Município e as Coordenadorias de Diversidade, Mulheres e Juventude estarão trabalhando com ações e campanhas de conscientização dos foliões. As equipes irão trabalhar campanhas sobre preconceito racial e de gênero, a prostituição infantil, violência contra as mulheres e distribuição de preservativos e informativos. Uma tenda será montada no corredor da folia, onde equipes de todas as secretarias estarão sempre a disposição da população para tirar dúvidas e prestar total assistência aos foliões, além de uma ambulância do SAMU que ficará estacionada em um ponto estratégico, de forma a agilizar o atendimento, no caso de alguma ocorrência.

A Secretaria de Saúde está montando toda uma estrutura especial para atendimento de urgência e emergência durante os dias de festa. A Unidade Básica de Saúde em Jacumã estará com um esquema especial de plantão de 24 horas, com médico e equipe de enfermagem preparada especialmente para este período. O posto foi preparado e vai contar com leitos masculinos e femininos para pacientes em que seja necessário permanecer em observação e também contará com ambulância, caso seja necessária transferência para algum hospital em João Pessoa. O Pronto Atendimento no centro de Conde estará funcionando normalmente durante os dias de festa, com toda a equipe completa e preparada pra prestar o atendimento necessário à população.

Programação:

Povos Unidos no Carnaval Cultural de Conde 2018

Prévia carnavalesca

Domingo (04/02)
I Remada de Carnaval de Conde
10h da manhã
Praia do Amor

Quinta (08/02)
Bloco da Assistência (#SemViolência)
Grupos de Idodos, Cras, Grupo de Mulheres
15h – Jacumã

Sexta (09/02)
20h
Carnaval no Ademário Régis
Conjunto Ademário Régis (Praça da Amizade)
Orquestra de Frevo

Centro de Conde (Praça Central e Palco)

Sábado (10/02)
16h
Bloco Cafuçu;
Desfile de Ala Ursas;
Orquestra Spock;
DJ Brasinha.
20h – Lia de Itamaracá;
22h – Diana Miranda;
23h30 – DJ Patrick.

Domingo (11/02) Costa de Conde
16h – Blocos
Os Oliveiras (Jacumã);
Virgens de Jacumã (Jacumã);
Velho Apurado (Jacumã);
Marujos do Amor (Village Jacumã);
Bloco do Nandão (Tabatinga).
Palco Principal – Corredor da Folia
20h – Cida Alves;
22h – Escurinho;
23h30 – Mira Maya.

Segunda (12/02) Costa de Conde
16h – Blocos
Cadeirudo (Jacumã);
Bloco da Burrinha (Jacumã);
Pega na Biluca (Tambaba);

Palco Principal – Corredor da Folia
20h – Orquestra Filipéia;
22h – Salete Marrom;
23h30 – DJ Patrick.

Terça (13/02) Costa de Conde
16h – Blocos
Boca de Litro (Jacumã);
Curicas e Curicos (Carapibus);
Palco Principal – Corredor da Folia
19h – Clube do Samba;
20h45 – Orquestra de Frevo Spock;
22h30 – Rafael Bezerra;
00h – Pegada da Galera.

Quarta-feira de Cinzas (13/02) Costa de Conde
16h – Blocos
Os Forasteiros (Jacumã);

Domingo (18/02) Gurugi / Ipiranga
15h – Blocos
Bloco do Gagau (Gurugi / Ipiranga)

Secomd