A Praça Tito Silva ou simplesmente Praça das Muriçocas será devolvida à população do Miramar, nesta quarta-feira (6), após uma ampla reforma feita pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com investimento de R$ 190 mil. O ato de entrega ocorrerá às 18h e contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e de representantes da agremiação carnavalesca Muriçocas do Miramar. A praça é o ponto de partida do maior bloco pré-carnavalesco do Brasil.

A reforma vai beneficiar diretamente cerca de 9 mil moradores do bairro do Miramar, que recebem de volta um espaço todo reformado e dotado de acessibilidade. O prefeito Luciano Cartaxo reforçou que a entrega da Praça das Muriçocas mostra que a gestão está preocupada com a qualidade de vida das pessoas. “As obras que estamos entregando focam o bem estar da população”, enfatizou o gestor.

A reforma do espaço público inclui novos bancos de alvenaria e de concreto armado, construção de rampas de acessibilidade e um projeto de paisagismo. O antigo quiosque, após ser totalmente reformado, foi relocado do centro para uma das extremidades da praça, liberando o pátio central.

Outro destaque da obra é para a nova iluminação, que além de contribuir e destacar a beleza do local, garante melhor visibilidade, segurança e tranquilidade para a população. Para oferecer um espaço revitalizado, a praça também recebeu um novo piso, dessa vez em bloco de concreto intertravado colorido. A paginação do piso destaca o novo monumento.

Escultura – O projeto de reforma incluiu ainda um novo monumento, uma muriçoca construída em aço e assinada pelo artista plástico Wilson Figueiredo. O monumento antigo, que permanece no local, foi restaurado e pintado com tinta automotiva na cor cinza.

“O prefeito Luciano Cartaxo está entregando à população um equipamento totalmente novo, já que a antiga praça foi completamente reformada. Com as mudanças, João Pessoa passa a contar também com mais um ponto turístico”, afirmou Cássio Andrade, secretário de Infraestrutura (Seinfra).

As obras de reforma foram executadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Planejamento (Seplan).

Foco nas praças – O trabalho feito na Praça Tito Silva é um dos projetos que visa transformar João Pessoa em uma cidade jardim. Para isso, estão sendo reformados vários equipamentos da cidade. Entre eles estão a Praça da Pedra, já entregue, a Praça João Pessoa e a reforma da Lagoa do Parque Solon de Lucena.