Foto de capa: Felipe Herrera

Por Max Oliveira

novoparquedalagoa_foto_RafaelPassos (8)Quando os primeiros raios do sol começavam a iluminar a cidade de João Pessoa, famílias inteiras, esportistas, turistas e claro, casais de namorados, já usufruíam do Novo Parque da Lagoa – reinaugurado oficialmente neste domingo (12) pelo prefeito Luciano Cartaxo. Até o final do dia, milhares de pessoas passaram pelo local, transformando o Dia dos Namorados em reencontro histórico da população com o seu principal cartão-postal.

Um cartão-postal que foi transformado em uma imensa área de lazer e convivência e de orgulho para quem vive na cidade. Se a antiga Lagoa impressionava do alto, mas decepcionava de perto, o Novo Parque da Lagoa encanta pela beleza natural e seduz pela fisionomia moderna. O sentimento entre os visitantes durante o primeiro dia era de alegria, de poder usufruir de diversas atividades em pleno coração da cidade.

A programação oficial organizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa reuniu ações de lazer, shows, esporte, cultura, meio ambiente e promoção da saúde. Para a comerciante Ana Luiza Monteiro, 34 anos, um dia para guardar na memória e tentar ser repetido outras vezes. “Trabalho aqui próximo e sou testemunha da transformação desse lugar. Se depender da experiência de hoje, vou estar sempre aqui com minha família”, afirmou.

novoparquedalagoa_foto_RafaelPassos (34)Ao longo de todo o Novo Parque da Lagoa os visitantes eram convidados para uma ação específica. As crianças se divertiam nos brinquedos e participavam de brincadeiras com palhaços. Já os adultos cuidavam da saúde e bem-estar, enquanto os jovens curtiam o Parque dos Esportes Radicais – estrutura que conta com a pista de skate mais moderna da Paraíba, muro de escalada e espaço para slackline. O skatista Alan Mesquita, campeão mundial, deu as boas vindas para centenas de atletas e admiradores dos esportes radicais no local.

“O que eu posso dizer com toda segurança e com a vivência de quem conhece várias pistas do Brasil e do mundo, é que o Parque da Lagoa é, sem dúvidas, um lugar especial. O esporte dialoga com as práticas saudáveis, que dialoga com a cultura e quem ganha com isso é a população de João Pessoa. Quero voltar mais vezes aqui, quem sabe numa competição nacional de skate”, revelou o atleta.

As atrações musicais animaram o público presente em frente ao palco instalado na entrada principal do Novo Parque da Lagoa. Música infantil, quadrilhas juninas, maracatu, orquestras, além do ritmo do grupo Dois Africanos – radicados em João Pessoa. A programação foi encerrada com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, com participação da cantora Flávia Wenceslau.

“Nossa cidade precisava demais da Lagoa de volta, dessa Nova Lagoa, que foi transformada em Parque. A sensação é de que estamos vivendo, de fato, um novo tempo”, disse o professor Eduardo Vicente, acompanhado da família ao fim da programação cultural.