Policiais do DF são orientados sobre proteção infantil no Turismo

0
132
Imagem: Divulgação

Coordenadora do MTur expõe ações desenvolvidas pela pasta para conscientizar quanto à necessidade de cuidados

Por André Martins

Vídeo da campanha do MTur de combate à exploração de crianças e adolescentes. 

A prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foi o tema de uma palestra proferida esta semana pela coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, a militares do Batalhão de Policiamento Turístico do Distrito Federal (BPTur).

A apresentação ocorreu durante a 1ª edição do Curso de Especialização em Policiamento Turístico, promovido pela Polícia Militar. A capacitação reúne 29 agentes, que recebem orientações sobre direitos humanos e atendimento, entre outras, a fim de proporcionar segurança a visitantes.

A convite da corporação, Isabel Barnasque expôs ações desenvolvidas pelo MTur, como a oferta do Manual do Multiplicador. A ferramenta busca sensibilizar trabalhadores do setor turístico para identificar e denunciar suspeitas de violação dos direitos infantis.

Ela detalhou a legislação que rege a punição de agressores e observou que a participação dos policiais reforça o enfrentamento a crimes do tipo. “Isso torna a ação mais efetiva e imediata, porque eles têm um poder de atuação maior até do que o Disque 100. Eles pedem, inclusive, que a gente divulgue o telefone 190 para denúncias. Esse curso é um enorme ganho para a rede de proteção”, celebrou.

A coordenadora também exibiu vídeos de uma campanha da Pasta que têm o objetivo de conscientizar quanto à necessidade de atenção. No estilo ‘câmera escondida’, as gravações, disponíveis no canal do MTur no Youtube, captam a reação de consumidores a episódios que simulam situações de risco a crianças em hotéis, bares e restaurantes.

O major Sérgio Carrera, comandante do BPTur, elogiou a colaboração e previu avanços na proteção de crianças e adolescentes. “Foi um grande passo, porque esse é um tema que carece de cada vez mais difusão. A palestra agregou muito valor e conhecimento a um tema em que nós podemos agir tanto na prevenção quanto na repressão”, apontou.

O MTur adota iniciativas na área desde 2004, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância. O trabalho engloba ações como palestras, o apoio a emendas parlamentares para políticas públicas de combate aos crimes e, mais recentemente, a divulgação da campanha Proteger, Respeitar e Garantir – Todos Juntos pelos Direitos das Crianças, do Ministério dos Direitos Humanos.

QUALIFICAÇÃO – O curso da Polícia Militar do DF, iniciado no último dia 08, já contou com palestras de representantes da Secretaria Adjunta de Turismo da capital e atividades a exemplo de uma visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Brasília. No local, os agentes assistiram a uma palestra a respeito de diversidade cultural e de gênero sob a perspectiva da segurança.

Os participantes também estiveram na Embaixada de Israel, onde receberam instruções quanto a terrorismo, contraterrorismo e o impacto destes atos no turismo. É prevista ainda para esta sexta-feira (26) a realização de um tour por atrativos turísticos de Brasília, antes da formatura da turma, no dia 29.

O objetivo da capacitação é conscientizar quanto à importância do quesito segurança na escolha de destinos por viajantes. A corporação oferece um telefone 24 horas, com atendimento em português e inglês, para qualquer tipo de ocorrência envolvendo turistas. O número é o (61) 99150-5577.

Ascom MTur