PMJP realiza Feira Artesanal com artigos produzidos em cursos de qualificação

0
51
Parque da Lagoa Sólon de Lucena, João Pessoa (PB) - Foto: Dayse Euzébio / Divulgação

Por Fátima Sousa

O Parque da Lagoa Sólon de Lucena receberá, nesta quarta-feira (6), uma Feira Artesanal com produtos variados em tecido e outras matérias-primas e com opções criativas e preços acessíveis para presente de natal. A exposição abre às 8h e encerra às 17h, com artesanato produzido por sessenta alunas certificadas neste semestre. A entrada é franca.

Os artigos são variados, estilo cama e mesa, decoração e produtos adulto e infantil. Tudo resultado dos Cursos de Qualificação do Programa de Formação, realizados em várias unidades da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), via Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Durante todo o ano foram qualificadas 449 pessoas, nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) e no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no Expedicionários.

Como atração cultural, o ator Sevilho Holanda (palhaço Cuscus), que também é educador social e cabeleireiro, fará uma performance teatral e o cantor Ailton fará uma apresentação musical durante o evento.

A coordenadora dos cursos de formação, Kilde Araújo, da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), responsável pelo Programa, destaca a importância do evento, como estímulo e elevação da autoestima das/os participantes. “Os cursos são grupos de vivência onde as alunas e os educadores trocam experiências e trabalham suas emoções. Tratando problemas emocionais e psicológicos voltados para uma aprendizagem na criação da renda familiar”, define a coordenadora.

A Feira Artesanal tem a finalidade de mostrar todo o aprendizado dos alunos durante o ano. Este programa levou à comunidade a oportunidade de geração de emprego e renda, além de proporcionar melhoria de vida para as/os participantes.

 Terapia Ocupacional – A aposentada Maria de Fátima Silva de Santana participou do curso de pintura em tecido realizado no CRC de Mangabeira. Ela diz estar muito satisfeita com o resultado e que já sente saudade dos momentos vividos.  “Sou idosa, tenho problemas de saúde e este curso serviu de terapia. Me sinto melhor. Deus abençoe que venha novos cursos para que eu possa fazer sempre”, almeja a senhora Fátima Silva.

Novos cursos – No dia (8) de janeiro de 2018  serão abertas as inscrições para novos cursos e participantes. O início do semestre ocorre no dia (5) de fevereiro 2018.

Cursos e Educadores

BARBEARIA– Servilho Holanda

CORTE DE CABELO – Silvinha Sousa e Edilsa Soares

ARTESANATO EM GERAL – Jo Lira

CROCHÊ – Magrina Silva e aparecida Araújo

PINTURA EM TECIDO – Luciana Arruda e Solange Lima

VAGONITE EM FITA – Magrina Silva e Umbelina de Oliveira

BORDADO – Umbelina de Oliveira

DECOPAGEM – Jo Lira

LOCAIS DOS CURSOS:

CRC BANCÁRIOS: 318-5181

CRC CRISTO: 3214-5201

CRC COSTA E SILVA: 9.8645-8022

CRC CRUZ DAS ARMAS: 3242-8633

CRC FUNCIONÁRIOS II: 3222-2113

CRC JARDIM VENEZA: 3214-1238

CRC MANGABEIRA: 3214-1094

CRC MANDACARU: 3214-7004

CRC  ROGER: 3214-1709

CENTRO SINHÁ BANDEIRA TORRE 3214-7926

DIPOP – 3218-9245

Secom JP