No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), programou uma série de ações nas praças, escolas públicas e Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) para festejar a data. As atividades começam neste domingo (1º), com um passeio ciclístico, que sairá da Praça da Independência, concentração a partir das 7h, em direção ao Busto de Tamandaré.

As inscrições para o passeio ciclístico já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, acessando o link  http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/semam/passeio-ciclistico-semana-do-meio-ambiente/ Os 200 primeiros inscritos ganharão uma camiseta.

Origem da data – A criação do Dia do Meio Ambiente foi em 1972, durante uma conferência das Nações Unidas, que reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais.

Programação – As atividades estão sendo coordenadas pelas equipes de educadores ambientais da Bica, do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) e técnicos da Semam.

1º de junho

Passeio Ciclístico

– 7h – concentração na Praça da Independência

 

2 de junho

– 9h30 – Palestra “O Lixo que Vira Arte” – educador ambiental Diego Nóbrega – Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica

– 15h30 – Trilha ecológica “A Origem dos Animais” com foco no tráfico – educadora ambiental Raíssa Peixoto – Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

-9h às 16h – Exposição de Materiais Reciclados do Cepam – Praça da Paz – Bancários

– 9h às 11h e 14h às 16h – Projeto Ecocine

(exibição de vídeos com temática ambiental seguido de debate com estudantes) – Escola Municipal Lions Tambaú – Bancários

 

3 de junho

– 9h30 – Trilha Sensorial com alunos do Instituto dos Cegos – educador Diego Nóbrega – Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

– 15h  – Exibição de vídeo com temática ambiental – educadora Nathalia Araújo – Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica

– 9h às 16h – Exposição de Materiais Reciclados do Cepam –  Praça do Coqueiral – Mangabeira

– 9h às 11h e 14h às 16h – Projeto Ecocine

(exibição de vídeos com temática ambiental seguido de debate com estudantes) – Escola Municipal David Trindade – Mangabeira

4 de junho

– 9h30 – Palestra “A Importância do Zoológico” – educadora Mariana Moreira – Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

– 15h – Oficina “Bloco de Rascunho” – educador César Costa – Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

– 9h às 16h – Exposição de Materiais Reciclados do Cepam  – Praça Alcides Carneiro – Manaíra

– 9h às 11h e 14h às 16h – Projeto Ecocine  (exibição de vídeos com temática ambiental seguido de debate com estudantes) – Escola Municipal Nazinha Barbosa – Bairro São José