A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e da Educação e Cultura (Sedec), irá firmar uma parceria com o Consulado Americano, através da Prefeitura de Pompano Beach, localizada no Estado da Flórida. O primeiro encontro para essa troca de experiência ocorreu na tarde desta terça-feira (6), no gabinete do prefeito no Centro Administrativo Municipal (CAM), quando representantes das duas secretarias receberam a visita da vice-cônsul dos Estados Unidos no Recife, Monique Nowicki.

O secretário de Turismo, Bruno Farias, e a secretária adjunta da Educação, Edilma Ferreira, representaram o prefeito que está em Brasília. “Esse estreitamento é fruto do entusiasmo do prefeito Luciano Cartaxo e do prefeito Lamar Fischer da cidade de Pompano, onde iremos estabelecer um intercâmbio cultural e artístico”, afirmou Bruno Farias.

Monique Nowicki trouxe uma carta da prefeitura da cidade americana de Pompano Beach com o objetivo de se tornar ‘cidades irmãs’ com João Pessoa, estabelecendo uma parceria cultural, artística, turística, educacional e de segurança pública entre os municípios. “João Pessoa está de braços abertos à cidade americana. Estamos dispostos a fazer a cooperação no turismo e também um intercâmbio artístico e cultural”, ressaltou o secretário de Turismo.

Na área de educação, a proposta é qualificar os professores do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), administrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Por meio dessa parceria, iremos dar oportunidade aos nossos alunos do curso de inglês e aos professores de se aproximarem mais da língua inglesa. Essa parceria é louvável e de grande relevância para a cidade de João Pessoa”, comentou Edilma Ferreira.

O intercâmbio entre os dois governos também irá garantir avanços na área da segurança pública, já que Pompano é referência em segurança nos Estados Unidos, bem como na área de esportes e entretenimento.

“Hoje falamos sobre uma cooperação que começa e estamos muito felizes que as duas cidades parecem muito entusiasmadas com essa relação, pois elas têm uma identificação de prioridades que são muito interessantes. O consulado quer ajudar para facilitar essas ligações entre elas e os dois países, porque essa interação entre nações e também entre cidades é muito importante para ambas”, afirmou Monique Nowicki.

Secom PB