Mais de mil pessoas assistiram à estreia da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo 2014, na Praça do Coqueiral em Mangabeira, nesta quinta-feira (12). A estrutura montada para receber moradores na transmissão dos jogos do Brasil faz parte do projeto ‘Torcida na Praça’, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Além do envolvimento direto de diversas Secretarias na montagem da infraestrutura do local, a PMJP aproveitou a ocasião para divulgar duas campanhas: ‘Faça um gol pelo fim da violência contra a Mulher’, da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres (SEPPM) e o Orçamento Participativo Online.

Para garantir o conforto dos que compareceram à Praça do Coqueiral, foi montado um pavilhão nas praças com cadeiras e um telão de LED para exibir em HD (high definition; alta definição em inglês). A PMJP, por meio de sua Fundação Cultural e da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), disponibilizou cadeiras e banheiros químicos. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Municipal também estiveram presentes para garantir a segurança.

rafaelqueiroz1

Os outros dois jogos do Brasil na primeira fase da competição – nos dias 17 e 23 deste mês- também receberam a estrutura para os torcedores poderem acompanhar a seleção brasileira. As próximas praças a receberem o projeto ‘Torcida na Praça’ serão a Praça da Mangueira, no Alto do Mateus; e na Praça Félix Cahino, no Valentina. A PMJP cedeu o espaço público para montagem de toda a estrutura nas três praças, que são administradas pela Prefeitura.

Público animado – A primeira partida transmissão do jogo da Seleção Brasileira (contra a Croácia) foi bastante disputada e agradou ao público. Além da estrutura necessária para assistir ao jogo de modo confortável, o público presente pode conferir o show do cantor Ramon Schneider, que subiu ao palco antes da partida.

Com a família toda de verde e amarelo, o comerciante José Calixto aprovou a iniciativa de transmissão dos jogos para um grande público. “Foi algo muito feliz porque podemos juntar não só a família, mas os amigos e vizinhos para participar de um evento desse porte. Foi uma grande ideia”, destacou.

As famílias eram a maior parte do público presente. Moradora de Mangabeira, a costureira Gercina Alencar conseguiu juntar oito pessoas da família para assistir ao jogo. “O que mais gostei é que a gente só precisou se deslocar de casa e vir para cá porque já tem tudo. É bom ver também que tem segurança pois podemos trazer nossos filhos e netos sem preocupação”, declarou.

Campanhas – Com tantas pessoas reunidas, a PMJP aproveitou a oportunidade para divulgar junto à população duas importantes ações que estão sendo realizadas e cujo objetivo é a melhoria na qualidade de vida de todos: ‘Faça um gol pelo fim da violência contra a Mulher’ e o Orçamento Participativo Online.

A secretária da SEPPM, Socorro Borges, disse que a transmissão dos jogos é um momento muito oportuno para divulgar ações que devem ser conhecidas pela população. “É importante, em um momento quando todos estão concentrados com o futebol, passarmos esta mensagem de por fim à violência contra as mulheres. Assim, podemos divulgar nossos serviços e sensibilizar a todos para esta luta”, disse.

Também presente na transmissão do jogo na Praça do Coqueiral, o secretário Hildevânio Barbosa, do Orçamento Participativo, foi divulgar a reedição do orçamento online. “A votação online já funcionou ano passado e vamos reeditá-la em 2015. A população poderá votar pela internet nas demandas e acredito que dentro do ‘Torcida na Praça’ seja uma ótima oportunidade das pessoas ficarem por dentro”, acrescentou. A votação do orçamento online começou dia 30 de maio e vai até 30 de junho.