Esta foi uma reivindicação de pessoas celíacas e determina que os estabelecimentos devem acomodar tais produtos no seu espaço de vendas, em local específico, único e sinalizado

Foi aprovado o Projeto de Lei 1.374/2016, de autoria do vereador Fuba (PT), que beneficia as pessoas que possuem intolerância ao glúten (celíacos). A matéria determina que os estabelecimentos devem acomodar no seu espaço de vendas, em local específico, único e sinalizado, os produtos sem glúten.

O projeto, construído através de um diálogo entre o mandato do vereador pessoense e um grupo formado por celíacos e seus familiares, é voltado para mercados, supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares que mantenham mais de três caixas registradoras para o atendimento dos consumidores.

Vereador Fúba, divulgação
Vereador Fúba, divulgação

“Recebemos em nosso gabinete pessoas que buscavam apenas o direito de ter os alimentos certos para o seu consumo expostos de forma adequada. Para quem não tem qualquer tipo de restrição, a escolha do que você vai levar para casa é mais simples e rápida. Para um celíaco, além de verificar o preço e a marca, ver a composição do produto é essencial. Se tudo o que for sem glúten estiver em um corredor específico, ou em uma prateleira, a escolha fica mais ágil e segura”, explicou

Para a construção do PL, o vereador realizou uma audiência pública sobre a doença celíaca, a qual contou com a presença de médicos, nutricionistas, empresários, celíacos e seus familiares. “Foi um momento muito importante para todos os presentes e para quem assistiu através da TV Câmara JP. Além de terem sido esclarecidas diversas dúvidas, tivemos relatos emocionantes de pessoas que nasceram ou descobriram a doença depois de adultos. A doença celíaca ainda é desconhecida da maior parte da população, e os celíacos acabam tendo uma vida limitada. Nosso papel como parlamentares é estarmos atentos às necessidades das pessoas, e, nesse caso, buscando uma melhor qualidade de vida para os celíacos”, enfatizou Fuba.

Assessoria
Foto de capa, divulgação