Pesquisadores lançam livro em Manaus sobre planejamento e ordenamento de sistemas de trilhas para turismo

0
82
Imagem: Divulgação

Os especialistas em Turismo de Aventura/Ecológico/Ecoturismo/Etnoturismo e Turismo de Base Comunitária, Ronisley da Silva Martins e Francisco Everardo Girão, lançaram no dia (12) de maio do corrente ano, o livro “Planejamento de Sistemas de Trilhas: Uma Pegada Social – Cultural – Ambiental”. A obra é resultado de vários anos de vivências práticas e pesquisas cientificas e discute como implementar e promover  de forma sustentável a circulação de turistas em áreas naturais, espaços rurais e urbanas.

A sessão de autógrafos aconteceu no Palacete Provincial, Praça Heliodora Balbi, Centro de Manaus, a partir das 10h. Dentre outros conteúdos, o livro traz orientações técnicas referentes ao planejamento e ordenamento de sistemas de trilhas, buscando minimizar os recorrentes impactos negativos em trilhas no Amazonas.

A publicação é fruto de uma inquietação acadêmica e profissional de Ronisley da Silva Martins e Francisco Everardo Girão, devido à lacuna de literatura com a temática voltada às trilhas na abordagem Amazônica,

A obra atende às demandas por conhecimento nesta área, tendo como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de Turismo, Geografia e áreas afins, bem como outros profissionais, instituições e público em geral com interesse nessa temática para pesquisa cientifica e emprego de técnicas focadas no desenvolvimento ou conservação de recursos socioambientais.

Ronisley da Silva Martins e Francisco Everardo Girão – Foto: Divulgação

OS AUTORES – Professor e Consultor Ronisley da Silva Martins é Mestre em Geografia Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Turismo e Desenvolvimento Local e bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).Também é consultor em projetos socioambientais e turísticos, com experiência no planejamento, implantação, monitoramento, manejo, análise de impactos, interpretação ambiental e estudo da capacidade de carga em sistema  de trilhas.

Professor e Consultor Francisco Everardo Girão é Mestre em Geociências e especialista em Geografia da Amazônia Brasileira pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Professor Universitário e consultor em Geografia, Turismo e Arqueologia. Atua em áreas como Turismo Comunitário e Rural, Etnoturismo, Educação Ambiental e Patrimonial, além de ser Assessor Técnico da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas-AMAZONASTUR, há 15 Anos.

Assessoria