Alpes Suiços – Foto: Divulgação

Relatório feito em parceria com a Unesco e outras ONGs mostra que lugares como Veneza, Alpes Suíços, Galápagos e até a Estátua da Liberdade estão ameaçados

Não é novidade que as mudanças climáticas são uma ameaça para os ecossistemas e a sociedade em geral. No entanto, há um outro segmento que pode sofrer muito com os efeitos do Aquecimento Global: o turismo. É isso que diz um novo relatório da ONU, que apontou a poluição como um dos principais “perigos” para os patrimônios mundiais.

O documento intitulado , feito em parceria com a Unesco e outras instituições, estudou 31 cartões-postais inscritos como Patrimônios da Humanidade, sejam eles naturais ou culturais. O resultado da pesquisa foi surpreendente: todos eles já sofrem com os impactos do Aquecimento Global. E a tendência é que o problema se agrave ainda mais.

Apesar de parecer fora de perigo, Estátua da Liberdade é um dos lugares mais ameaçados pelas mudanças climáticas, segundo estudo
Apesar de parecer fora de perigo, Estátua da Liberdade é um dos lugares mais ameaçados pelas mudanças climáticas, segundo estudo

O levantamento levou em conta lugares com grande apelo turístico, como a Estátua da Liberdade (Nova York), a cidade italiana de Veneza, e o sítio arqueológico de Petra, na Jordânia. Os riscos de degradação são ocasionados pelo excesso de turistas, mas também por conta da vulnerabilidade às mudanças climáticas. Esses locais correm risco de sofrer com uma série de fenômenos, como derretimento de geleiras, chuvas fortes e até desertificação.

Turismo desenfreado também é uma das ameaças ao arquipélago de Galápagos
Turismo desenfreado também é uma das ameaças ao arquipélago de Galápagos

A lista de lugares vulneráveis é extensa, e também inclui regiões naturais. A Grande Barreira de Corais, na Austrália; os Alpes Suíços; o Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos; e o arquipélago de Galápagos são alguns dos pontos turísticos naturais mais ameaçados.

O estudo também realça os perigos que as mudanças climáticas podem causar à Estátua da Liberdade, um dos maiores símbolos de Nova York e dos Estados Unidos. De acordo com o relatório, o monumento “sofre um considerável risco” por conta do aumento do nível do mar, e de tempestades cada vez mais fortes. O que vai ser de nós sem todos esses cartões-postais? Vale a pena preservar, né?

PV

Fotos: Divulgação