Passaporte Turístico destaca destinos no Paraná

0
84
Mosaico da capa "Destinos do Paraná" - Imagem: MTur / Divulgação

Ação realizada pela Paranatur  é uma estratégia de promoção dos destinos e funciona como vitrine da regionalização do turismo no estado

Por Geraldo Gurgel

O Paraná oferece uma grande variedade de atrativos para os turistas que desejam conhecer o estado. Para auxiliar o viajante na escolha de destinos, a Paranatur acaba de lançar um Passaporte Turístico com informações sobre os principais destinos do estado.  No total, 14 regiões turísticas paranaenses serão abordadas em quatro guias de bolso.

O primeiro livreto de bolso, lançado durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, na última sexta-feira (25) apresenta, além dos atrativos locais, as belezas de Castro, Carambeí, Palmeira e Tibagi, nos Campos Gerais. Outras 15 cidades, divididas em três regiões turísticas (Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Corredores das Águas) também são contempladas na publicação.

“Esse trabalho será ampliado de forma a atingir as demais regiões o mais breve possível”, assegurou o Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes. Cada livreto estimula os turistas a conhecerem de forma prioritária as atrações e locais das 14 regiões.

28_08_17_publicacao_PRTur

Além das dicas de destino, os passaportes trazem informações sobre as distâncias, produtos turísticos, principais eventos e contatos das prefeituras ou secretarias de turismo. São dicas que promovem o turismo interno e divulgam os destinos por região. As regiões, por sua vez, priorizam os municípios indutores do turismo regional, dando visibilidade para cidades que concentrem atrativos históricos, culturais, naturais, de aventura e gastronomia.

O lançamento da vitrine de regionalização do turismo do Paraná reuniu, em Ponta Grossa, os representantes de 11 municípios paranaenses categorizados como “A” e “B” no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que orienta as políticas pública do MTur. As duas categorias levam em consideração os municípios mais bem estruturados em atrativos, infraestrutura e serviços para atender o turista. A categorização dos municípios turísticos vai até a letra “E”.

CAMPOS GERAIS – A região é definida pelo Passaporte Turístico como fortemente influenciada pelo fluxo de tropeiros do século XVIII e a acolhida de colônias de imigrantes europeus em cenários naturais de magia e beleza.

São destaques na região o Parque Geológico de Vila Velha, o Buraco do Padre e o Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa; O Cânion Guartelá, em Tibagí; o Parque Histórico da Colônia Holandesa, em Carambeí; a Colônia Alemã de Witmarsum, em Palmeira; e Centro Cultural da Imigração Holandesa – Moinho, em Castro.

Ascom MTur