Paraíba estará presente ao Encontro da Rede Nacional de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo onde Minas Gerais será anfitrião

0
159
Intelocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo – Foto: O Concierge

Minas Gerais recebe a Rede Nacional de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo entre os dias 9 e 11 de novembro, o Ministério do Turismo (Mtur), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), realiza, em Belo Horizonte, o o.

A Paraíba estará sendo representada pela interlocutora titular estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Alessandra Lontra, que foi a coordenadora junto ao MTur, responsável pela atualizaçãodo Mapa do Turismo do Estado da Paraíba. O Secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires ressaltou que “a participação do Estado da Paraíba no Encontro é de fundamental importância para as regiões turísticas; pois a troca de experiência e discussões entre os estados e o MTur,  resultam em novas propostas para fortalecermos as Instâncias de Governanças Regionais do Estado (Fóruns Turísticos)”.

Adotado desde 2004 pelo Ministério do Turismo como diretriz de planejamento, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é uma política  focada no desenvolvimento regional, embasada em recomendações da Organização Mundial do Turismo. O PRT busca dar, também maior protagonismo às Unidades da Federação, trabalhando a convergência e a interação das ações desempenhadas pelo Ministério com os estados brasileiros. Sendo assim, a troca de informações entre os estados é essencial na contribuição na avaliação e evolução do programa.

A proposta do encontro é identificar ações, construir e pactuar parcerias para atuação conjunta e integrada entre os estados e o MTur. O diálogo terá como pano de fundo o papel da iniciativa privada e a construção de parcerias com as instâncias de governança do turismo no contexto do desenvolvimento regional.

No primeiro dia de evento, espaço destinado ao estado anfitrião, a Setur-MG convidou dois circuitos para um benchmarking da política de turismo em Minas Gerais e visitas técnicas em atrativos da região. Na parte da manhã, o Circuito Turístico Veredas do Paraobeba apresentará sua gestão e mostrará em visita ao Instituto Inhotim, produto turístico criado pela iniciativa privada, localizado no município de Brumadinho, a relação de parceria entre o circuito e o instituto mostrando como este produto tem sido importante para o desenvolvimento regional do turismo.

No período da tarde, a segunda visita técnica será realizada no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A ideia inicial é mostrar como funciona a gestão dos empreendimentos turísticos que compõem o roteiro e como é a participação do Estado no processo. Além disso, a pauta de Minas Gerais também inclui experiências bem sucedidas do Circuito Turístico do Ouro, na formatação do roteiro “Entre Serras”, e a atuação da Federação dos Circuitos Turísticos junto ao Conselho Estadual de Turismo.

Os dias 10 e 11 são destinados a um trabalho conjunto, em que os representantes estaduais discutirão os resultados preliminares do mapa do turismo brasileiro. Além disso, darão continuidade na identificação dos  entraves para o  planejamento de  futuras ações para a regionalização do turismo brasileiro.

A realização destes encontros com gestores e formadores de opinião é necessária para articular e promover a integração e ampliação de conhecimento entre os estados e municípios. É a partir dos modelos de gestão inovadores que se estabelece diretrizes e políticas públicas para estruturar, qualificar e diversificar a oferta turística brasileira.

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, avalia o encontro como um avanço, pois os estados têm a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências em relação à promoção e ao estimulo da sustentabilidade do setor. “A troca de experiências é fundamental para o crescimento do turismo. É importante também que trabalhemos em consonância com o ministério para que, dessa forma, estejamos contextualizados e bem capacitados para dar sequência ao trabalho regionalizado, e principalmente, para apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo de Minas Gerais.”.

SERVIÇO:

26º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo

Dia: 09 a 11 de novembro de 2016

Horário: 08h às 18h

Local

09.11 – Inhotim e Circuito Liberdade

10.11 e 11.11 – Cidade Administrativa

Secom Setur/MG

Foto: O Concierge