A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) foi um dos 31 corpos instrumentais do Brasil contemplados pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber R$ 40 mil pelo Prêmio Funarte de Apoio às Orquestras 2014. O dinheiro    vai ser destinado à compra de quatro tímpanos, instrumentos percussivos em substituição aos dois que estavam em uso há dez anos, época em que a OSMJP ainda respondia como Orquestra de Câmara.

“Esta é uma vitória de valor inestimável, visto que é raro a Fundação    Nacional de Arte (Funarte) lançar editais visando à compra, substituição ou mesmo reparação de instrumentos musicais   , caso deste último”, comemora o gerente-executivo da orquestra, o contrabaixista Hector Rossi   .

Os projetos    escolhidos buscaram valorizar e fortalecer a memória e diversidade cultural emprojetos    reconhecidamente consolidados pelo País. A autora, Mary    Cristina de Menezes, é coordenadora da Divisão de Conv   ênios da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e especializada em projetos    de captação de recursos   .

O tímpano é o único tambor da orquestra que produz notas de altura definida. Foram incorporados às sinfônicas no século XVII. Por muito tempo, foram os únicos instrumentos de percussão   admitidos. “Essa é uma grande conquista para a nossa orquestra, que demonstra, mesmo tão nova, estar dando passos largos. Com isso, ganhamos em qualidade e independência para os nossosconcertos    oficiais e didáticos”, ressalta Laércio Diniz, maestro titular.