A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza concertos didáticos gratuitos a partir desta semana para crianças de duas escolas da rede municipal. O concerto desta sexta-feira (25), às 15h, será na Escola Carlos Neves da Franca, no José Américo, enquanto que na terça (29), no mesmo horário, será na Escola Bartolomeu de Gusmão, no Cristo. Para muitos dos alunos de 3 a 13 anos atendidos, este será o primeiro contato possível com a música clássica.

“Por ser didático, o objetivo do concerto é apresentar-lhes a função de cada instrumento numa orquestra, a formação dos naipes (as famílias de instrumentos) e as combinações sonoras que estão na raiz da sua formação histórica”, explica o gerente executivo da OSMJP, o contrabaixista Hector Rossi. O concerto será regido pelo maestro argentino Gustavo de Paco, professor de flauta transversal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Este segundo concerto, desde o retorno dos alunos às salas de aula no segundo semestre, mergulhará com mais intensidade nas obras clássicas, mas com uma densidade que não prejudicará a assimilação dos pequenos. “São músicas curtas, muito populares e que facilitam a imersão na música erudita”, explica Paco. Vão do contemporâneo “Gabriel’s Oboe”, de Ennio Morricone, ao regionalismo de um hino praticamente nosso, “Meu Sublime Torrão”.

“Crianças que têm aulas de música regularmente aprimoram sua capacidade cognitiva, emocional e motora, segundo os estudos do neurocientista Oliver Sado. Por isso a música ser tão eficaz nas habilidades de concentração e na realização de trabalhos em grupo”, ressalta Rossi.

 Programa:
– Minuet de Purcell
– “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart
– 1º movimento da Sinfonia n. 40 de Mozart
– “Gabriel’s Oboe”, Ennio Morricone
– “Trumpet Voluntary”, J. Clarke
– “Meu Sublime Torrão”, Genival Macedo