Foto: Divulgação

Uma força-tarefa iniciará a partir desta quarta-feira (29) uma série de vistorias nas galerias pluviais localizadas na orla marítima de João Pessoa. A ação começará às 14h pela praia do Cabo Branco – próxima à barreira do Cabo Branco – e contará com equipes de Sudema, Cagepa, Seman, Seinfra, Secretaria de Turismo, Empresa Paraibana de Turismo e Câmara Empresarial de Turismo.

Na manhã desta terça-feira (28), um grupo convocado pela Câmara Empresarial esteve vistoriando informalmente algumas galerias na orla e verificaram problemas que resultam na poluição do mar e consequente interdição da área para o banho. Nos boletins semanais divulgados pela Sudema, sobre a balneabilidade das praias, tem crescido o número de áreas próximas aos empreendimentos hoteleiros, prejudicando tanto moradores como turistas.

Manuelina Hardman, diretora da Câmara Setorial, afirmou que o representante da Seman (Secretaria de Meio Ambiente) informou que semanalmente (segunda, quarta e sexta-feira) é feita a limpeza das galerias. De acordo com ela, a ação de vistoria buscará encontrar ligações clandestinas. “Essa ação será de grande importância para a conservação e preservação de nossas praias garantindo a balneabilidade”, enfatizou.

Durante a vistoria, ficou definido que a Sudema (Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente) fará o acompanhamento nas inspeções das galerias; a Cagepa irá designar um supervisor/encanador para executar as transferências das ligações irregulares encontradas; a Semam vai acompanhar e lavrar auto de advertência para os casos identificados; Secretaria de Infraestrutura fornecerá suporte logístico e operacional; e a Câmara Setorial vai acompanhar tudo diretamente ao lado da PBTur e Setur.

Assessoria

Foto: Divulgação