Ordem de Serviço para restauração do Forte dos Remédios, em Fernando de Noronha é assinada

0
178
Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE) - Foto: Alice Grossman / Divulgação

O Forte dos Remédios é a principal fortaleza do arquipélago

por Ana Clara Marinho

Nessa quinta-feira (21) foi assinada a ordem de serviço para a obra de restauração da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, o maior forte do sistema fortificado Fernando de Noronha. O serviço será feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho está orçado em R$10,2 milhões, que devem usados na restauração da edificação.

O projeto prevê a implantação de áreas voltadas a novos usos, como lojas, cafés e outros espaços de uso cultural. “Esse é o monumento mais importante da ilha, ele faz parte do maior sistema de fortificações do Brasil. Espero que sejam resguardados espaços como o paiol. Acho que o forte merece ser restaurado e gostaria que outros fortes também fossem contemplados”, falou a pesquisadora Marieta Borges, responsável pelo resgate histórico de Noronha há mais de 40 anos.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios foi construída por portugueses ainda em 1737. A edificação foi tombada pelo então ISPHN (Instituto da Secretaria do Patrimônio Artístico e Nacional), em agosto de 1961. A Iphan divulga que a última intervenção no local foi em 2012, quando teriam sido executadas obras de consolidação emergencial das muralhas e coberturas.

G1