Famtour da Embratur apresenta aspectos culturais de Minas Gerais, além do legado olímpico do Rio

A diversidade cultural e de paisagens do Brasil chama a atenção dos turistas espanhóis, que procuram o País principalmente com o intuito de conhecer praias, natureza e cultura. A fim de potencializar esse mercado, que é o 11º maior emissivo do mundo para o Brasil, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realiza um Famtour com oito operadores espanhóis entre os dias 14 e 21 de junho, em parceria com a TAP Portugal, a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e Rio Convention Bureau.

Grupo de operadores espanhóis em Minas Gerais, durante Famtour realizado pela Embratur
Grupo de operadores espanhóis em Minas Gerais, durante Famtour realizado pela Embratur

O programa de aprimoramento profissional é direcionado a um grupo formado por importantes representantes do trade da Espanha, seguindo roteiro de viagem focado em apresentar os aspectos culturais em Minas Gerais, como Belo Horizonte, Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes. Os operadores fizeram passeios de trem, visitas a museus e centros históricos.

Até o fim da viagem os jornalistas passarão pela cidade sede da Olimpíada e Paralimpíada, onde farão visitas técnicas em hotéis e instalações do Parque Olímpico na Barra da Tijuca, além de conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.

A iniciativa conta com a participação de grandes operadoras de turismo, agências de incentivos MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) e empresas de viagens de turismo de luxo como TUI Ambassador Tours, 123 Vuela.com (V. Celebres (AGP), La Cuarta Isla / Grupo Barceló, BCD M&E, Amex Events, Nuba (Turismo de luxo), Banoa Bidaiak, Viajes El Corte Ingles / Depto Mice.

Segundo Jose Antonio Parente, presidente substituto da Embratur, o objetivo da ação é enfatizar a diversificação de oferta no mercado, considerando a crescente demanda de produtos relacionados a cultura no Brasil, ainda que associados aos ícones do turismo brasileiro. “O Famtour ajuda a mostrar àqueles que comercializam os pacotes de viagens os benefícios de ter em suas prateleiras destinos como Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, especialmente às vésperas dos Jogos Olímpicos”, explica.

Sobre o mercado

De acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo, em 2015, mais de 151 mil turistas espanhóis visitaram o Brasil. A maioria viaja a lazer e negócios e os segmentos mais procurados são sol e praia, ecoturismo e cultura. Os passeios em sua maioria são em lua-de-mel, viagem de incentivo ou turismo de luxo.