O xaxado é uma dança popular da cultura brasileira originário de Portugal, embora alguns historiadores afirmem que nasceu em Pernambuco. O fato é que o xaxado é uma das nossas maiores riquezas culturais.

Talvez a menos de 10 anos atrás, quando alguém pensava em vir a Paraíba, certamente a primeira imagem que vinha na cabeça era a de um cangaceiro com rifle nas mãos e peixeira na cintura. Essa ligação deve-se ao fato de que aqui foi berço das muitas investidas dos cangaceiros. Hoje tenho percebido a desmistificação dessa ideia, sem a perda das tradições populares. E isso acontece em virtude das grandes belezas naturais do estado, que encantam o nosso visitante. A Paraíba já desponta como um destino turístico de grande potencial.

Xa-xa-xa, assim soava as alpargatas dos cangaceiros quando dançavam comemorando as suas vitórias. E foram muitas, evidentemente sempre contra a polícia e os coronéis da época. Tantas que o xaxado tornou-se uma dança de guerra. Era dançada exclusivamente por homens, que faziam das armas as damas, mas após a entrada de Maria Bonita que também era guerreira a dança absorveu a figura feminina. Com roupas de couro bem equipadas eram embalados pelo o pífano, zabumba, triângulo e a sanfona.

Hoje o xaxado é dançado por grupos folclóricos que reafirmam o legado cultural dos nossos ancestrais, e é muito bonito de se ver. Para o turista que nos visita, deixo a dica: Você pode apreciar e dançar o xaxado em restaurantes e eventos. Não saia daqui sem dançar conosco!

*Este texto foi relocado para esta coluna e faz parte do acervo da colunista.
Escrito em 25/10/2013

SHARE
Artigo anteriorBairro do Cabo Branco
Próximo artigoA Feirinha de Tambaú
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br