Com foco nos Jogos Olímpicos de 2016, a Embratur lançará novas campanhas publicitárias exclusivas sobre o Brasil

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, esteve reunido na manhã de hoje (30), com membros da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio da Bahia (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Com o término da Copa do Mundo, a promoção turística do Brasil começa uma nova fase e queremos continuar realizando nossas ações contando com a participação do trade turístico”, explicou Neto.

Ele destacou que a Embratur está em fase de planejamento de novas ações. “Entramos em um novo ciclo, com desafios novos, e queremos continuar contribuindo para que o turismo internacional cresça de forma sustentável, atingindo assim a meta dos 10 milhões de visitantes estrangeiros em 2020”, disse. Segundo ele, uma nova campanha publicitária deverá ser lançada e novos eventos exclusivos sobre o Brasil, com foco nas Olimpíadas de 2016, também estão previsto para acontecer.

Em sua apresentação, Vicente detalhou os resultados das iniciativas recentes da Embratur, nos mercados prioritários, apoiadas pelos 13 EBT’s (Escritórios Brasileiros de Turismo). “Com o foco na divulgação do País como sede de grandes eventos, começamos nossas ações em 2010, com a Casa Brasil na África do Sul, passando pela Brasil At Heat na Inglaterra em 2012, até chegar em 2014 com a exposição Brasil Sensacional, na França”, detalhou. Além disso, o presidente falou sobre as 20 edições do Goal To Brasil, realizadas entre 2012 e 2014, em 15 países. “Mais de US$ 162 milhões gerados em negócio durante cinco eventos, com a presença de 1,7 mil profissionais de turismo, 530 jornalistas e mais de 900 matérias publicadas”, disse.

Os membros da Câmara Empresarial do Turismo também conheceram as ações de comunicação e marketing realizadas pelo Instituto neste período. “A primeira campanha foi lançada em 2010, no encerramento da Copa da África do Sul. Em 2012, 2013 e 2014, novas campanhas foram concebidas, todas com o objetivo de convidar turistas a conhecerem o Brasil, sede de grandes eventos esportivos”, explicou Neto. Ao todo, 2,5 bilhões de pessoas foram impactadas com os investimentos em publicidade.

Dentro do programa de Relações Públicas, que mantém relacionamento de imprensa em onze mercados e faz monitoramento do que é publicado sobre o Brasil nos principais jornais do mundo, foram realizadas 136 press trips com jornalistas estrangeiros. “Estiveram no Brasil 470 jornalista que publicaram, até o momento, mais de 800 matérias positivas sobre o País”, detalhou.

Ainda durante o encontro, Neto lembrou que as outras ações previstas no planejamento anual da Embratur continuam sendo realizadas, entre elas a participação em feiras de turismo, com a presença do trade brasileiro, além das ações nos Clubes de Produtos, que divulgam o Brasil de forma segmentada. “Além dos treinamentos dos profissionais nos mercados, continuaremos realizando ações que viabilizam a vinda de operadores de turismo para conhecer os destinos turísticos brasileiros”, finalizou Vicente Neto.

Ascom / Embratur
Foto: ASCOM/FECOMÉRCIO-BA