As expressões idiomáticas estão ligadas diretamente ao nosso contexto cultural e regional, elas são as que melhor nos representam.

A nossa forma particular de falar “deixa o cabra de ôi aboticado”. Maravilhado e ao mesmo tempo procurando entender o que estamos querendo dizer.

Na minha experiência como guia de turismo, faço questão de deixar claro que nosso modo de falar nos distingue e faz parte do nosso “Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”, que hoje é chamado de “Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade”.

Por causa disso elenquei algumas das nossas expressões mais comuns de A a Z para sua orientação, quando visitar a Paraíba!

Lá vai!”

ARENGA é Briga

BAIXA DA ÉGUA é Lugar distante

CARITÓ é Solteirona. Mulher que envelhece sem conseguir casar

DEU A BOBÔNICA é Encrencou

EMPALHANDO é Tomando o tempo de alguém

FRANGOTE é Adolescente

GOTA-SERENA é Coisa ruim

IAPÔE é É mesmo?

JERIMUM é Abóbora

LASCADO é Cheio de problemas, em má situação.

MAINHA é Mãe

NAS BRENHAS é Bem longe

ÔXENTE é Expressão de espanto

PINOTE é Salto pequeno

QUENGA é Prostituta

REPARE! é Olha só!

SALIENTE é Atrevido

TAMBORETE é Banco de madeira bem pequeno e baixo

USURA é Ambição

VEXADO é Apressado

XUMBREGAR é Trocar carícias íntimas. “Se amassar”

YPICILONE é Letra Y

ZAROIO é Estrábico, vesgo

Aprendeu? Agora, “Vemtimbora” pra cá!

Imagem: Reprodução

*Este texto foi relocado para esta coluna e faz parte do acervo da colunista.
Escrito em 19/02/2014

SHARE
Artigo anteriorViajando Sozinho
Próximo artigo“Nota de Repúdio”do MTur
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br