No Dia Mundial do Rock confira dez festivais de música imperdíveis

0
77
Edição 2017 do Lollapalooza reuniu mais de 190 mil pessoas - foto: divulgação

Por Samantha Chuva

No dia 13 de julho de 1985 as cidades de Londres (Inglaterra) e Filadélfia (EUA) receberam o festival Live Aid, um concerto de rock organizado para angariar fundos para a Etiópia. Mais de 82 mil pessoas participaram do evento na capital inglesa, enquanto o festival na cidade norte-americana somou mais de 99 mil participantes. Alguns artistas também se apresentaram em Sydney, Moscou e Japão. A data fez tanto sucesso que ficou conhecida como o Dia Mundial do Rock. Para celebrar, elegemos 10 festivais de rock internacionais para curtir o melhor do estilo ao redor do globo, pois como diz a música do Kiss: “I wanna Rock and Roll all night and party every day” (tradução livre: Eu quero rock and roll a noite toda e festas o dia inteiro, música Rock and Roll all night)

ROCK IN RIO

Criado pela primeira vez em 1985, o Rock in Rio surgiu no Rio de Janeiro, local que inspirou o nome do festival. Reconhecido como o maior evento de música da América Latina, sendo o principal do país, o festival já teve 17 edições, onde participaram 1.588 artistas, movimentando mais de 8,5 milhões de pessoas. Além da capital fluminense, o evento já foi realizado por seis vezes em Lisboa, duas em Madri e uma (em 2015) em Las Vegas. Para esse ano o evento acontece nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23, e 24 de setembro. O line-up inclui ícones como Lady Gaga, 5 Seconds of Summer, Maroon 5, Aerosmith, Def Leppard, Bon Jovi, Guns’n Roses, The Who e muito mais.

Realizado a cada dois anos, o Rock in Rio é considerado um dos principais eventos de música do Brasil (foto: Riotur) / Divulgação
Realizado a cada dois anos, o Rock in Rio é considerado um dos principais eventos de música do Brasil (foto: Riotur) / Divulgação

LOLLAPALOOZA 

Realizado anualmente, o festival agrega bandas como rock alternativo, heavy metal, punk rock, grunge e performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato. O evento surgiu da ideia de  Perry Farrell, em 1990, como uma turnê de despedida da banda Jane’s Addiction passando pelos Estados Unidos e Canadá. O evento já ganhou uma edição brasileira, sendo realizado desde 2012 em São Paulo. O festival tem apresentado uma grande variedade de bandas e ajudou a expor e popularizar artistas como, Alice in Chains, Tool, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Primus, Rage Against the Machine e muitos outros.

GLASTONBURY

Maior festival a céu aberto do mundo e um dos maiores e mais antigos eventos de música, o Glastonbury acontece desde1970. O evento é realizado em Somerset, na Inglaterra, próximo ao famoso monumento de pedras, o Glastonbury, que dá nome ao evento. O evento é fortemente reconhecido por seu incrível line-up, que inclui diversos nomes de peso da música internacional, a exemplo do Radiohead, Foo Fighters, Ed Sheeran. Com mais de 30 áreas, 100 palcos e mais de 2 mil artistas, o festival tem se consolidado como um dos principais do mundo.

PRIMAVERA SOUND

Realizado em Barcelona desde 2001, o evento já começou como um sucesso e tem se tornado referência mundo afora, sendo considerado um dos eventos musicais imperdíveis. Pixies, Arcade Fire, Queens of the Stone Age, The National, Nine Inch Nails, Neil Young, Radiohead, The White Stripes, são apenas algumas das bandas que já passaram pelos palcos espanhóis. O evento, que tem duração de cinco dias, ganhou uma edição portuguesa em 2010, com o surgimento do Nos Primavera Sound, em Porto, mas com apenas três dias de festival. O Nos acontece uma semana após o festival em Barcelona, ambos no verão europeu.

Glastonbury é considerado o principal festival a céu aberto do mundo (foto: divulgação)
Glastonbury é considerado o principal festival a céu aberto do mundo (foto: divulgação)

READING E LEEDS

Realizados na Inglaterra desde 1989, o Reading e o Leeds são dois festivais que acontecem simultaneamente e contam com o mesmo line-up, porém em cidades diferentes da terra da Rainha e do chá, cidades essas que levam o nome do evento. Nos seus primórdios, o festival de Reading possuía uma forte orientação folk, mas atualmente os estilos mais comuns são o rock alternativo, indie rock, punk rock, metal. Seis palcos separam as atrações que vão de artistas populares, revelação, dance music e até apresentações de cabaré e comédia. Este ano o evento acontece nos dias 25 a 27 de agosto e a grande atração fica a cargo do Muse.

FUJI ROCK FESTIVAL

O Fuji Rock Festival acontece anualmente na cidade de Niigata, no Japão, e tem duração de três dias. A edição de 2017 acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho e em seu line-up estão bandas como Nine inch Nails, Bjork e Cj Ramone, entre outras. A programação também conta com grandes nomes do cenário musical japonês. O festival ainda tem lugar para acampar e há passeios de teleférico ou caminhadas na montanha próxima ao evento. A primeira edição do festival de música aconteceu em 1997 na base do Monte Fuji, por isso, o evento que em 1999 mudou de lugar recebe esse nome.

SÃO PAULO TRIP 

Apesar desta ser a primeira edição do festival, já pode se esperar que ele seja um dos maiores já vistos em São Paulo. Com nomes de peso como The Who, Bon Jovi, Aerosmith e Guns N’ Roses, os shows acontecem nos dias 21, 23, 24 e 26 de setembro de 2017, no Allianz Parque. O São Paulo Trip foi inspirado no americano Desert Trio, e a maioria das bandas que tocam no festival também participarão do Rock in Rio deste ano.

WACKEN OPEN AIR

O maior festival de havy metal do mundo deve receber nesta edição de 2017 mais de 75 mil fãs. Os três dias prometem uma programação de mais de 150 shows entre bandas e artistas como Megadeth, Alice Cooper, Marilyn Manson. Além da música, o festival construiu um sistema dutos para transportar cerveja ao local. A previsão é que cerca de 400 litros da bebida seja consumida no evento que acontece entre os dias 3 e 5 de agosto na cidade alemã de Wacken.

Um dos principais eventos de Heavy Metal da Alemanha é o Wacken Open Air (foto: divulgação)
Um dos principais eventos de Heavy Metal da Alemanha é o Wacken Open Air (foto: divulgação)

SZIGET FESTIVAL

O festival, que é realizado em Budapeste, na capital Húngara, tem uma programação intensa de sete dias. Neste ano, a 25ª edição do festival acontece entre os dias 9 e 16 de agosto e deve receber mais de mil atrações, e perto de 500 mil pessoas de pelo menos 120 países. Entre os artistas deste ano estão confirmados Pink, The Kills, PJ Harvey e Bad Religion.

ROCK WERCHTER

Entre os festivais de rock europeu, o Rock Werchter é o que tem um dos melhores line-ups do circuito e sua história começou em 1975. O evento recebe anualmente um público de 150 mil pessoas. O festival já foi palco para grandes nomes da música. A edição 2017 já aconteceu e teve bandas como Foo Figthers, Kings of Leon, Arcade Fire, Lorde e Profets of Rage. A edição 2018 já tem data definida e acontece entre os dias 5 e 8 de julho, novamente na cidade de Werchter, na Bélgica.

M&E