‘Natal Família’ em João Pessoa terá concerto com Simone e Orquestras nesta sexta-feira (22)

0
Cantora Simone - Foto: Divulgação

Por Juneldo Moraes

A programação do ‘Natal Família’ da Capital, que começou com os autos de Natal, tem continuidade nesta sexta-feira (22), no Busto de Tamandaré, com apresentações das orquestras do projeto Ação Social pela Música (ASMJP) – unidades do Alto do Mateus, Mangabeira, Casa da Pólvora e Gervásio Maia – e o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP) com a cantora Simone. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A apresentação é gratuita e começam às 18h.

A primeira apresentação da noite será da Orquestra de Cordas do projeto Ação Social pela Música – Unidade 1 (Alto do Mateus), que sobe ao palco às 18h. Regida pelo maestro Hector Rossi, a orquestra vai executar a ‘Pequena serenata noturna’ (W. A. Mozart), ‘Pout-pourriSuziki’, com os solistas Ana Beatriz Borges, Wanda de Cássia, Jonathan Caíque e Miguel Luiz, ‘Que nem jiló’ (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), ‘Greensleeves’ (canção folclórica da Inglaterra) e a tradicional ‘Jingle bell’ (James LordPierpont). Os alunos que estudam canto coral na Unidade 3 (Casa da Pólvora) participam da apresentação.

Em seguida, às 19h, será a vez da Orquestra de Cordas da Unidade 2 (Mangabeira), que acompanhados da Orquestra de Flautas Doces da Unidade 4 (Gervásio Maia), vão tocar ‘Happy blue’ (Tradição EUA), ‘Eu só quero um xodó’ (Dominguinhos/Anastácia), ‘Wewillrock you’ (Brian May), Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e ‘Ode à Alegria’(L. V. Beethoven). A apresentação terá ainda a participação do coral Geraldo Vandré, do grupo de idosos do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, convidado especial da ASMJP. A regência será do maestro Samuel Espinoza, que também assina os arranjos.

No final da apresentação as orquestras se unem e executama mais conhecida música natalina, ‘Noite feliz’ (Franz Gruber), com 150 instrumentistas de cordas, 50 de flautas doces e cerca de 40 vozes. O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Tradição – Encerrando a programação da noite, a Orquestra Sinfônica Municipal sobe ao palco às 20h. Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a OSMJP vai realizar seu tradicional Concerto de Natal, com participação da cantora Simone, e um repertório popular, com canções de grandes nomes da nossa música e já conhecidas do público, todas com arranjo de Rogério Borges, maestro assistente da Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto.

O programa será aberto com ‘Encontros e despedidas’ (Milton Nascimento/Fernando Brant). Depois virá ‘Maria Maria’ (Milton Nascimento/Fernando Brant), e, finalmente, ‘Então é Natal’ (John Lennon), um dos maiores sucessos da cantora, que vai interpretar ainda ‘Yolanda’ (Pablo Milanez/Chico Buarque). ‘Tô voltando’ (Paulo Cézar Pinheiro/Maurício Tapajós), ‘O amanhã’ (João Sérgio). A última peça do programa será ‘A Christmas Festival’ (Leroy Anderson).

A cantora –Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone é uma das maiores e mais bem-sucedidas cantoras brasileira. Sua carreira começa em 20 de março de 1973 e continua até hoje, quatro décadas depois, um exemplo de longevidade profissional e renovação constante.

A carreira de Simone extrapolou as barreiras nacionais e se espalhou por toda América Latina, América do Norte e Europa, com frequentes turnês internacionais. Com mais de 40 discos em português e espanhol, Simone é uma das mais prolíficas artistas do seu tempo.

Seu último trabalho, o CD “É Melhor Ser”, comemorando 40 anos de carreira, foi acompanhado por uma extremamente bem recebida turnê que durou três anos.Simone agora prepara um novo trabalho, um novo disco de estúdio e uma nova turnê que percorrerá todo o Brasil e seletos países da Europa e América do Sul.

Serviço

Concerto de Natal

Atração: Orquestras do projeto Ação Social pela Música, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (SMJP) e Simone
Local: Busto de Tamandaré
Data: Sexta-feira (22)
Horário: a partir das 18h

Evento gratuito

Secom PB