Musicoletiva e Porto Dragão lançam programa musical “Volume Sessions”

0
87
Imagem: Divulgação

Show de lançamento da plataforma digital acontecerá no dia (23) de setembro, no Anfiteatro do Dragão, com acesso gratuito. Iniciativa visa ao fortalecimento da cena autoral do Ceará.

“Juntos, somos mais fortes”. Foi baseado nessa filosofia que um grupo de músicos cearenses decidiu se reunir e somar expertises para fortalecer a cadeia artística e projetar as bandas autorais do Ceará. Assim, surgiu o Musicoletiva. A fim de formar novas plateias, o coletivo idealizou um programa para a web que traz os mais diversos temas dentro do processo de criação musical, como, por exemplo, o percurso técnico de gravação de uma faixa, bate-papos e performances ao vivo. “O programa nasceu com espírito colaborativo. Juntamos forças, expertises e fizemos acontecer porque acreditamos no potencial artístico das bandas independentes do Ceará”, destaca Jones Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto e integrante da banda Lilt.

O evento também exibirá clipes de bandas cearenses, mesmo das que já não existem mais, “como forma de resgatar e preservar a memória de projetos que contribuíram para o enriquecimento da cena e dar visibilidade às bandas emergentes”, como explica Jones Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto.

Acreditando na iniciativa, o Instituto Dragão do Mar, por meio do Porto Dragão do Mar (projeto que investe na circulação estadual, nacional e internacional de artistas cearenses) se une ao coletivo na correalização do Programa e lança o projeto no próximo sábado, dia (23) de setembro, a partir das 20h, no Anfiteatro do Dragão do Mar, com o show “Volume Sessions”, onde se apresentam as bandas Rocca Vegas, Swan Vestas, LILT e Mad Monkees. No show, trechos do programa e clipes de bandas locais serão projetados. O Volume Sessions conta ainda com o apoio da Plataforma Zero e da Aaarte Filmes na captação e edição de imagens e do Magnólia Produções na captação e edição de áudio.

Para o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa é fundamental para fortalecer ainda mais a cena musical cearense e abre espaço para a reflexão sobre a necessidade de um novo modelo de negócio no mercado cultural. “O coletivo amadurece o que alguns grupos já vêm tentando fazer na cidade. Ao oferecer meios para que os artistas efetivem seus projetos, a iniciativa abre espaço para a emergência de novos talentos. Como principal agente de desenvolvimento do Estado, o Instituto Dragão do Mar não poderia deixar de apoiar a experiência. A ideia é que esse novo modelo possa ser estendido, em breve, a outras linguagens artísticas.”

Musicoletiva

Criado em 2016, o grupo inicialmente formado pelas bandas Swan Vestas, Lilt, Rocca, Mad Monkees e Old Books Room surge com o objetivo de fomentar ações para fortalecer o cenário da música independente no Estado, realizando eventos colaborativos, como as três edições do Session da Tarde (Santa Tatuagem, Boop’s Pub e Berlinda), Festival Volume (Órbita Bar), Palco Musicadô (Festival Ponto CE) e Festival Reverbera (Let’s Go), além de idealizar o programa Volume Sessions.

Jones ressalta que o grupo é aberto: “A ideia aqui é agregar. Nosso objetivo é atrair outros grupos e promover a troca de experiências para que cresçamos todos juntos.”

O Programa Volume Sessions

Inicialmente, os episódios serão exibidios na plataforma digital do YouTube. Para a primeira temporada do programa foram escaladas 4 bandas: Lilt, Swan Vestas, Rocca e Mad Monkees. O programa traz uma abordagem voltada à produção musical e aos processos de criação, onde as bandas são submetidas a gravarem em take one (ao vivo). Conduzidas pelo produtor musical Lucas Guterres, apresentador da série, o programa consegue extrair com naturalidade a sonoridade de cada banda. Será exibido em forma de série, sendo cada uma das bandas apresentadas em três episódios. Abrindo a série, Lucas Guterres fala sobre a ideia do programa e apresenta a primeira banda: Swan Vestas.

Episódio 1 – Um dos integrantes da banda se apresenta, fala um pouco sobre a banda e sobre o desafio de gravar ao vivo em take one (com a captação original do som da banda, sem edições). Em seguida, corta para o estúdio onde abordarão a questão dos timbres e toda parte técnica que será utilizada.

Episódio 2 – Parecer técnico do apresentador e produtor Lucas Guterres a respeito da gravação da música e sobre como ele conseguiu extrair melhor o som deles. Em seguida, temos, então, o clipe da banda com a música já gravada.

Episódio 3 – Apresentação do clipe da banda, gravado ao vivo.

Programação do Show:
20h –  Rocca Vegas
20h30 – Swan Vestas
21h – Lilt
21h30 – Mad Monkees

Serviço:
 Show de lançamento do Programa Volume Sessions
Data:
 23 de setembro de 2017
Hora: 20h
Local: Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso gratuito, sem retirada de ingressos. Classificação: 16 anos

Assessoria